data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 5 anos | Imprimir Imprimir
Secretaria Municipal de Saúde de Belmonte desmente notícias falsas veiculadas em um perfil de rede social.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belmonte desmentiu na tarde dessa segunda-feira (11/11) uma informação que estava circulando através de um perfil de Facebook falso, onde um homem de Barrolândia de pré-nome “Ednei” teria conseguido uma ordem judicial obrigando o município a conseguir uma vaga em um hospital especializado para tratar um problema grave de saúde. Segundo o perfil, de identidade desconhecida, o paciente levou essa ordem ao Secretário de Saúde Tárcio Lapa e que o mesmo teria dito em alto e bom som a frase *“SE VIRE”* ao paciente. O dono do perfil, intitulado *”A Voz dos Belmontenses”*, ainda pede aos seus seguidores que ajudem o paciente que supostamente precisa de R$ 25 mil reais para o tratamento.

denunciafake

Denúncia feita em um perfil de redes sociais.

Procurada por nossa reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde respondeu em nota que o paciente vinha sendo atendido na Rede SARAH, que é um hospital de referência nacional para o tratamento do mesmo, através do município e que o mesmo durante os atendimentos buscou auxílio médico particular onde a documentação não é aceita para atendimento do SUS. A Secretaria ainda informou que não houve nenhum pedido formal do paciente com relação a cirurgias e que apenas foi feito um pedido de esclarecimento pelo Ministério Público (MP-BA) sobre a descontinuidade do fornecimento de medicamentos. *“Nós respondemos ao Ministério Público e comprovamos que o paciente vinha recebendo da rede pública o medicamento prescrito pelos médicos da Rede Sarah e que o mesmo de forma unilateral preferiu suspender o tratamento e pedir um outro medicamento prescrito pela rede privada que o atendeu, só que, esse novo medicamento não é fornecido pelo SUS e nenhum município ou estado tem condições de fornecer.”*– Informou o Secretário Tárcio Lapa.

oficioministerio

Documento da Secretaria Municipal de Saúde em resposta aos questionamentos do Ministério Público.

O Secretário também aproveitou para desmentir a denúncia de que tinha tratado mal o paciente e  colocou que tem se esforçado para atender a todos igualmente na saúde belmontense, independente de cor, religião ou militância política. *”Eu nunca diria uma frase dessa e temos implementado melhorias para atender com rapidez casos extremos que chegam aqui na Secretaria. Lamento que um problema de saúde esteja sendo usado para fazer politicagem de maneira suja e baixa. Também digo a esse paciente que as portas continuam abertas porque a Saúde é um direito de todos os cidadãos e não nos negaremos a prestar qualquer ajuda a quem quer que seja.”* – Finalizou Tárcio Lapa.