A Filarmônica Lyra Popular de Belmonte, em uma iniciativa pioneira, está levando música aos vários bairros da cidade de Belmonte através do Projeto Ensaio Itinerante, onde o corpo musical da entidade realiza ensaios ao ar livre e aberto ao público. O objetivo da Filarmônica é incentivar o aprendizado da arte nas comunidades mais humildes, onde vários jovens não tem ocupação e se tornam presas fáceis para o aliciamento da criminalidade.
O Bairro da Biela foi o primeiro a receber o Ensaio Itinerante, que foi realizado na última quinta-feira (30/10) em frente ao Supermercado do Papau, onde um grande público se fez presente e pôde conferir os dobrados, peças e músicas contemporâneas sob os arranjos e a regência do Maestro Joãozinho. O segundo Bairro a receber o projeto foi a Ponta de Areia, onde o evento foi realizado na Praça Adilson Souza (ao lado da Delegacia). O local, que foi recém-reformado pela comunidade, figurou como palco ideal para a apresentação do que há de melhor na musicalidade e na cultura belmontense.
Os organizadores do evento informaram que outros bairros receberão o projeto e que dependem de apoio para que os distritos e povoados do município também tenham a chance de receber os ensaios. A Lyra Popular de Belmonte agradeceu ao apoio do Supermercado do Papau, Distribuidora de Bebidas do Martins, a Associação Amigos da Ponta de Areia, Padaria BELPAN, Lanchonete O Café e FRUTATLAN.