O Prefeito Janival Borges nesse domingo (03/11), juntamente com os prefeitos de Porto Seguro, Claudia Oliveira, e de Cabrália, Agnelo Santos, recebeu no aeroporto Internacional de Porto Seguro o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. O objetivo da visita ministerial foi discutir a situação das manchas de petróleo venezuelano que vem sendo encontradas nas praias das 03 cidades da Costa do Descobrimento. Fernando Azevedo chegou ao aeroporto por volta das 02:00Hrs e foi recebido também pelo Capitão de Corveta e Delegado da Marinha em Porto Seguro (Júlio Amaral), pelo comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (Tenente-coronel Anacleto França) e pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Cabrália (Romário Pairana).
Cumprimentado pelas autoridades presentes, o Ministro seguiu rapidamente para a sede da Capitania de Porto Seguro, onde se reuniu com os prefeitos e autoridades para demonstrar os estudos e investigações feitos pelo Ministério da Defesa e as iniciativas tomadas para resolver o problema e punir os responsáveis. Em coletiva geral à imprensa, Fernando Azevedo informou que a detecção das manchas é dificultada em alto mar porque as mesmas se deslocam abaixo da linha d’água por causa da sua densidade e só são descobertas quando chegam às praias. “A gente não tem meios para dizer a origem dos vazamentos. Temos algumas suspeitas. Pela densidade do tipo óleo, ele vai à meia-água. Radar não pega, satélite não pega e não temos bola de cristal. As manchas começaram a aparecer em setembro, no mês de outubro a situação continuou acontecendo. Estamos monitorando as informações, mas, infelizmente, não temos bola de cristal.” – Comentou o Ministro da Defesa.
O Prefeito Janival Borges, logo após a coletiva de imprensa, conversou com nossa equipe e revelou que a situação em que se encontra o litoral da Costa do Descobrimento inspira cuidados por ser um dos principais destinos turísticos da Bahia e do Brasil. O gestor falou que em Belmonte, funcionários da Prefeitura e colaboradores da Polícia Militar, Bombeiros Militar e Civil, Marinha e cerca de 50 voluntários da cidade vem monitorando as praias e limpando as pequenas pelotas que aparecem na areia. “Durante todos esses dias recolhemos algo em torno de 300 quilos dessas pequenas manchas de óleo. Agradeço, em nome do nosso município, a todos os envolvidos nessa difícil operação.” – Finalizou o gestor belmontense.