A gestão do Prefeito Janival Borges conseguiu uma importante vitória na segunda e última votação da Lei Orçamentária Anual (LOA 2020) na noite dessa segunda-feira (25/11) em sessão da Câmara de Vereadores de Belmonte. A votação confirmou a emenda do Vereador Orlando (Turista) que deu 60% de suplementação ao executivo belmontense pelo placar de 07 X 01. O placar folgado contou com a ajuda dos Vereadores Armando e Dudu que mudaram de opinião e votaram na proposta apoiada pelo executivo, fato que deixou todos os presentes surpresos devido às manifestações e discursos acalorados repletos de críticas à gestão do Prefeito Janival Borges. Armando chegou a apresentar na primeira votação uma proposta pedindo que reduzisse a suplementação para 50% do orçamento, mas teve a sua emenda derrotada pela maioria do plenário. Os outros vereadores que voltaram a favor foram: Idinho, Keke, Nalva e Beto do Sindicato.
O Prefeito Janival Borges parabenizou o legislativo pelo resultado e agradeceu aos dois vereadores que mudaram os seus votos e entenderam que a situação difícil das finanças municipais poderia piorar muito com o engessamento das contas municipais proposto pela oposição. Com o resultado a gestão municipal poderá, durante o exercício de 2020, fazer adequações e adaptar as finanças de acordo com a realidade da arrecadação ao decorrer do ano até o limite de 60% do orçamento proposto.
O único edil que permaneceu contra a emenda de Turista foi o Vereador Jorge Passos. O Vereador Daco não compareceu à sessão e o Vereador Alfredo Aberceb se encontra em Salvador para revisão de uma cirurgia. O Vereador Turista agradeceu a todos os seus colegas de plenário pelo clima democrático e de respeito que marcou a votação do da LOA, onde o resultado representou um passo importante na luta contra as dificuldades orçamentárias que o município passa.