Os moradores da Costa do Descobrimento amanheceram em alerta na manhã dessa segunda-feira (28/10) por causa da notícia do suposto aparecimento de manchas de petróleo nas praia do Rio Preto (Belmonte) e nas Praias do Guaiú Santo Antonio e Santo André (Santa Cruz Cabrália). Nossa equipe entrou em contato com o Secretário do Meio Ambiente de Belmonte, Raimundo Abelha, onde o mesmo informou que estava fazendo buscas nos locais indicados e que não encontrou, até o momento, vestígios de petróleo na areia, como aparece nas imagens. “Estou com uma equipe da Prefeitura percorrendo a areia, mas até o momento nenhum vestígio foi encontrado. A maré nesse momento está enchendo, mas amanhã reiniciaremos a procura desses vestígios, se confirmado, acionaremos a Marinha e o IBAMA e tomaremos as medidas necessárias.” – Informou o Secretário.
Do lado de Santa Cruz Cabrália, o Prefeito Agnelo Santos seguiu com uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente do município para o distrito de Santo André com o objetivo de detectar possíveis bolotas de petróleo na praia. O gestor informou que já tinha notificado a situação ao IBAMA, INEMA e à Marinha e que estava levando materiais de proteção individual, recipientes e ferramentas para começar a recolher o material. Segundo informações obtidas com um dos membros da equipe que se encontra em Santo André, foi encontrada e recolhida 300 gramas de um material suspeito para análise laboratorial que não chega a configurar o desastre ambiental vivido em outros município e que, até o momento, não é preciso emitir qualquer sinal de alerta. Equipes da Marinha, com apoio da Veracel, estiveram no Terminal Marítimo de Belmonte (TMB) e também recolheram uma pequena quantidade de material para análise em laboratório. As bolotas foram encontradas há 2 Km do TMB, no próprio terminal e no povoado do Guaiú.
No município de Canavieiras já foi confirmada a presença de manchas de petróleo que atingiram a Praia de Barra Velha no último sábado (26/10) e as últimas informações recebidas é que uma grande mancha de óleo com o peso estimado de 40 quilos está se deslocando na área norte próxima ao litoral canavieirense. Voluntários em alto mar já estão fazendo o monitoramento e a limpeza das águas. Há também equipes da Prefeitura de Canavieiras e voluntários fazendo a limpeza das areias, mas organizadores informaram que o número de pessoas envolvidas ainda é muito pequeno para cobrir os 60 Km de praias do município.