Na manhã da última quinta-feira (22/08) a Secretaria Municipal de Educação de Belmonte, na pessoa do Secretário Rogério Bahia, esteve no Fórum Luiz Vianna Filho para pedir a intermediação do Ministério Público Estadual no diálogo com a categoria dos servidores municipais da educação, com o intuito de se chegar a um consenso, evitar novos movimentos grevistas e resguardar a vida escolar dos alunos, já bastante prejudicada.
Rogério revelou à nossa reportagem que o problema financeiro das verbas do FUNDEB é uma realidade e que a gestão não deseja o embate, e sim, o diálogo para se seguir os caminhos necessários à resolução da situação. “A Secretaria de Educação está fazendo a sua parte. Nos últimos dias, a pedido meu e do Prefeito Janival Borges, recebemos um auditor do Governo do Estado para fazer um estudo apurado da situação financeira da rede municipal de ensino. Detectamos vários problemas que procuraremos resolver, mas que levam um certo tempo. Essa questão das greves é imediata ou corremos o grande risco de prejudicar os nossos jovens.” – Comentou o Secretário.
Rogério ainda colocou que o diálogo entre a Secretária de Educação e a APLB necessita a mediação de uma entidade isenta, responsável e de credibilidade como o Ministério Público Estadual para que se possa estabelecer uma conversa onde todos coloquem as suas dificuldades e se chegue a um senso comum, com metas claras para o bom andamento das aulas na rede municipal de ensino. *“O MP aceitou nos ajudar e já marcou uma reunião para o próximo dia 29/08 para discutirmos o calendário de pagamentos e a reordenação do ensino municipal. Também aproveitarei a oportunidade para reiterar o convite feito à APLB para que a mesma participe da comissão proposta para se discutir a realidade e as dificuldade do ensino municipal belmontense.* – Finalizou o Secretário.