As comemorações da Independência da Bahia tiveram um tempero especial na última terça-feira (02/07). Estamos falando dos acordes belmontenses que ecoaram nas ruas de Salvador executados pela Filarmônica Lyra Popular de Belmonte. A entidade de 104 anos, que continua jovem e atualizada, viajou 700 Km e foi recebida na capital baiana com um delicioso café da manhã oferecido pelo belmontense Raimundo Troccoli, irmão do saudoso Papau e mais conhecido em Salvador por Raimundo Xangô.
Com as energias renovadas os músicos se apresentaram no cortejo cívico em homenagem ao 02 de julho que saiu do Largo da Lapinha até a Praça Municipal. Todos os turistas e soteropolitanos ficaram impressionados com a qualidade musical da filarmônica belmontense, que foi a única representante da Costa do Descobrimento na solenidade. Na parte da tarde a Lyra Popular cumpriu mais uma agenda e participou do desfile que saiu da Praça Municipal até o Campo Grande, onde se apresentaram diversas entidades culturais vindas de toda a Bahia.
À noite foi o auge de todas as apresentações, onde a Lyra Popular de Belmonte subiu ao palco do XXVII Encontro de Filarmônicas e arrancou aplausos de todos os presentes. O evento, que teve a organização e regência do Maestro Fred Dantas, contou com a presença de uma multidão de pessoas que curtiu o repertório formado pelo Dobrado Professor Passos e músicas populares como: Verdade do cantor Zeca Pagodinho, Numa Sala de Reboco e Sabiá de Luiz Gonzaga, Frevo Mulher do cantor Zé Ramalho e um Medley com sucessos da Banda J. Quest. No final da apresentação, em agradecimento, a Filarmônica belmontense homenageou o Maestro Fred Dantas com uma placa comemorativa pelo apoio dado às Filarmônicas de toda a Bahia.
Antes de pegar a estrada de volta para Belmonte, os músicos foram recebidos na casa do Sr. Raimundo Xangô com uma deliciosa feijoada, onde, na oportunidade, a Filarmônica também presenteou o anfitrião com uma placa de agradecimento pelo apoio dado. De volta a Belmonte a Lyra Popular saiu tocando pelas ruas, sendo muito aplaudida pela população até chegar à sua sede na Rua Dom Pedro II, no centro da cidade.