No último domingo (28/07) os acordes centenários belmontenses foram ouvidos na região da capital baiana no 3º Encontro de Filarmônicas da Ilha de Bom Jesus dos Passos. O evento foi realizado pela Filarmônica União dos Artistas em comemoração aos seus 105 anos de existência. Ao todo foram 08 filarmônicas baianas participantes e Belmonte foi representada pelas também centenárias 15 de Setembro e Lyra Popular.
As apresentações foram iniciadas por volta das 14:00Hrs com o desfile das bandas pelas principais ruas da ilha, se encontrando na Praça Comendador Neiva, principal palco da festa. O ponto mais emocionante do evento foi a execução do dobrado Dois Corações por todas as 08 filarmônicas juntas regidas pelo maestro Wanderley da Banda da Polícia Militar. Logo após, seguiram-se as apresentações individuais de cada Filarmônica que arrancavam a cada momento aplausos do público presente.
As filarmônicas presentes foram: Filarmônica União dos Artistas (a anfitriã), Banda de música da Polícia Militar regida pelo maestro Wanderley, Filarmônica 15 de Setembro de Belmonte, Filarmônica Lyra Popular de Belmonte, Filarmônica 05 de Março de Marituba, Filarmônica Lyra de Maracangalha, Filarmônica Amigos da música de Wenceslau Guimarães e Filarmônica Minerva de Cachoeira.