A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Belmonte (SECTURA) promoveu na noite dessa quarta-feira (29/05) uma reunião com empresários e comerciantes para discutir a sequência de eventos que irão acontecer na cidade em julho, em especial a realização do Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha (FESTIVALE), realizado entre os dias 21 e 27 de julho. Em conversa com os presentes, o Secretário de Cultura e Turismo, Herculano Assis, destacou que Belmonte viverá um momento singular porque a Festa Do Carmo também sofrerá os efeitos do FESTIVALE e é preciso que todos estejam preparados para receber esse grande fluxo de turistas e prestar um serviço de qualidade que promova Belmonte. “É um festival grandioso e teremos um impacto grande de visitas ao nosso município. Temos que estar preparados para nos apresentarmos bem e fazer com que esse turista volte sempre para nos visitar e estabelecer esse ciclo duradouro.” – Comentou Herculano Assis.
O Secretário ainda informou que a Prefeitura Municipal de Belmonte está fazendo um levantamento de residências e pousadas disponibilizadas para serem alugadas durante o período do FESTIVALE e desmentiu os boatos espalhados de que a Prefeitura estaria lucrando com taxas na efetivação desses alugueis. “Eu fiquei profundamente chateado com esses comentários maldosos. Eu deixo claro aqui que o objetivo da gestão é só organizar as informações para facilitar o acesso dos interessados às hospedagens desejadas. A Prefeitura de Belmonte não está cobrando nada por isso, apenas estamos adotando soluções usadas por municípios acostumados a receber grandes eventos.” – Esclareceu o Secretário de Cultura e Turismo.
Ainda na reunião foram discutidos a necessidade de padronização dos serviços, a preparação dos comerciantes para atender o grande público, os impactos que serão gerados na cidade, como trabalhar com diversos eventos sendo realizados simultaneamente, a adequação dos comerciantes para aproveitarem melhor a demanda de pessoas e garantirem um bom faturamento, a geração de empregos diretos e indiretos durante o FESTIVALE, entre outras situações. “Precisamos da união de todos para realizar o melhor FESTIVALE de todos os tempos e até criarmos o nosso próprio festival e começarmos a caminhar sozinhos. Essa é a nossa grande chance e a volta dessas pessoas que estarão em Belmonte durante esses eventos depende de um bom atendimento e qualidade nos serviços. É uma chance de ouro que não podemos desperdiçar.” – Finalizou Herculano Assis.