O Prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, cedeu à pressão dos professores e anunciou no final da tarde dessa sexta-feira (05/04) a revogação do decreto que alterava a carga horária dos profissionais para 16 horas e 50 minutos em atividade com estudantes. Graças ao movimento grevista, cerca de 19 mil alunos da rede municipal estavam sem aulas.
As negociações já aconteciam há dois meses e o gestor eunapolitano se apresentava irredutível em rever o polêmico decreto. Diante disso, os professores no último dia 28/03 resolveram entrar em greve e aumentar ainda mais a pressão sobre o Prefeito Robério Oliveira. O Secretário de Governo, Lourenço Oliveira, ainda tentou apresentar uma contra-proposta à categoria que foi rechaçada pelo grevistas que permaneceram com o movimento até a gestão anunciar que cedia às exigências dos docentes que passaram a tarde toda acampados em frente ao gabinete do prefeito.
Com a assinatura do acordo que pôs fim à greve, os educadores concursados para a a carga horária de 20 horas semanais devem cumprir 13 horas e 20 minutos em atividades em salas de aula, o que perfaz 14 horas aula e 50 minutos cada e o restante da jornada de trabalho deverá ser cumprida em atividades complementares da docência. Com 817 professores em atividade, a rede municipal de educação de Eunápolis atende cerca de 19 mil alunos em 42 escolas mantidas pelo município nas zonas urbana e rural.