data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 6 anos | Imprimir Imprimir
Gerente Regional da EMBASA apresenta esclarecimentos na Câmara de Vereadores de Belmonte.

Convidado pela Câmara de Vereadores de Belmonte, o Gerente Regional da Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA), Sr. Severino Neto, compareceu à sessão realizada nessa segunda-feira (08/04) para prestar esclarecimentos ao povo belmontense sobre as falhas recentes no abastecimento de água e quais os planos de investimentos da empresa para Belmonte. Em resposta, o representante da EMBASA informou que as falhas foram causadas pela queima de equipamentos causadas pela severa oscilação de energia elétrica da rede da COELBA. O mesmo ainda revelou que a EMBASA está investindo em sistemas de proteção e na troca de transformadores do Sistema de Abastecimento na tentativa de reduzir os efeitos da oscilação sobre os equipamentos.

embasa_camara00007

Outro ponto importante questionado pelo público presente foi o alto custo da taxa de esgoto. Severino explicou que o tratamento do esgoto é uma atividade cara e que exige da empresa investimentos elevados para o seu funcionamento. O mesmo apontou como exemplo o investimento de R$ 1, 5 Milhões de Reais que a EMBASA está fazendo no Sistema de Tratamento de Esgoto da cidade e ainda colocou que as taxas da empresa são definidas por lei aprovada na Assembleia Legislativa, sempre respeitando os parâmetros da AGERSA (Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia). Portanto, não cabia somente à EMBASA fazer mudanças nos preços dos serviços de saneamento básico.

embasa_camara00008

Finalizando a audiência o Gerente Regional da EMBASA revelou que a empresa está impossibilitada de fazer a ampliação dos serviços de saneamento básico no município por causa da falta do contrato de concessão, que está vencido há quatro anos. O mesmo revelou que a empresa já tem um plano de investimento de médio e longo prazo, mas que, precisa de segurança jurídica para conseguir os investimentos necessários.“A EMBASA não tem segurança jurídica para investir sem um contrato com regras claras para operar o serviço. Até para conseguir recursos e financiamentos é difícil na situação em que a empresa trabalha hoje.”– Comentou o gerente, que ainda revelou que a EMBASA tem interesse em apresentar um plano de investimentos e pediu para a Câmara de Vereadores organizar uma reunião com a comunidade para que a empresa apresente os custos reais da prestação dos serviços e a proposta que a mesma tem para renovar o contrato de concessão com o município de Belmonte.