O Carnaval 2019 continua quente e muito movimentado em Belmonte e nesse sábado (02/03) não foi diferente com a apresentação de blocos de rua e a tradicional concentração na Praça Dona Nirinha (Praça do Mercadão), ponto central da festa. Um grande número de turistas está na cidade e a grande movimentação de pessoas já é notada em todo o centro da cidade. Nesse segundo dia de carnaval, a festa foi iniciada no final da tarde com a concentração e desfile do Bloco Disque 100. O cortejo, que tem o apoio da Prefeitura de Belmonte, foi puxado pelo minitrio, sob o comando da Banda Semba. Para participar da festa, os foliões doaram 03 Kg de alimentos que serão distribuídos para instituições do município que trabalham com adolescentes e crianças carentes.
O Prefeito Janival Borges, acompanhado de Secretários Municipais, também participou da folia e comentou com nossa reportagem que nesse ano a gestão municipal deu uma prioridade maior à proteção das crianças e dos adolescentes. O gestor também ressaltou a parceria do município com as forças de segurança e o judiciário no objetivo de coibir os abusos e garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Todos temos que nos responsabilizar e lutar para que os abusos contra as crianças e os adolescentes terminem e sejam totalmente banidos da nossa sociedade. É preciso conscientização, fiscalização e punições efetivas para os infratores. Não podemos permitir que pessoas irresponsáveis coloquem em risco o futuro de nossa sociedade.” – Comentou o mandatário belmontense.
O Secretário Municipal de Assistência Social, Claudio Soares, também participou do Bloco Disque 100 e comentou que estava muito feliz com o resultado da arrecadação de alimentos. Claudio também ressaltou que as equipes da Ação Social estão à disposição durante a folia e que também apoia as entidades policiais e de fiscalização. “Está em funcionamento durante o carnaval uma grande rede de proteção onde todos os envolvidos estão empenhados em coibir infrações e crimes contra crianças e adolescentes. O Disque 100 é a manifestação pura desse trabalho e serve para conscientizar as pessoas sobre a importância das denúncias.” – Finalizou Claudio.