Em virtude da forte onda de calor e dos diversos focos de incêndio que vem ocorrendo em toda a região ao entorno de Belmonte, o Prefeito Janival Borges resolveu nessa segunda-feira (18/03) decretar “Estado de Emergência por Seca” no município. O prefeito ainda anunciou que irá buscar ajuda junto ao Governo do Estado e empregar investimentos da própria Prefeitura para tentar amenizar os efeitos que a forte onda de calor vem trazendo para a comunidade belmontense. “O Sistema de Saúde Municipal detectou um aumento nos atendimentos por problemas respiratórios causados pela fumaça dos incêndios que estão acontecendo em toda a região. Os idosos, as pessoas alérgicas e as crianças são as que mais sofrem com o tempo seco. Temos que fazer alguma coisa porque é um caso grave de saúde pública.” – Comentou o Prefeito Janival Borges
Em conversa com nossa equipe, o Prefeito Janival Borges explicou que o Decreto auxiliará na obtenção de recursos federais e estaduais para combater os efeitos da estiagem que está causando prejuízos na produção agrícola belmontense, além de estar pondo em risco o abastecimento de água na zonas urbana e rural do município. “Vários agricultores já perderam as suas plantações e o gado já encontra dificuldades em algumas propriedades para encontrar água porque as nascentes estão secando.” – Comentou Janival.
Janival ainda abordou a situação dos incêndios que estão deixando a cidade coberta por uma densa cortina de fumaça. O gestor belmontense informou que está buscando uma parceria com a Polícia Ambiental (CIPPA-Porto Seguro) na tentativa de combater as queimadas criminosas que estão acontecendo na zona rural. “Eu peço à comunidade que denuncie as pessoas que estão pondo fogo nas matas de forma criminosa para que elas sejam punidas pela Lei de Proteção Ambiental. Informo também que irei procurar ajuda do Corpo de Bombeiros para nos auxiliar no combate aos focos de incêndio.” Finalizou o mandatário belmontense.
Segue abaixo o decreto: