Na noite desse sábado (19/01) aconteceu mais uma festa cultural belmontense que atraiu um grande número de turistas e moradores. Estamos falando da subida do mastro em homenagem a São Sebastião, que é fixado em frente à igreja em meio a uma grande festa. Como já é costume na cidade, uma multidão se reuniu em frente à Sede dos Carregadores onde o mastro todos os anos é preparado para a grande noite. Logo após começou o cortejo pelas principais ruas da cidade onde o mesmo foi carregado por vários homens e devotos de São Sebastião que se revezavam na procissão de fé até chegar ao seu destino final. Ao chegar em frente à Igreja São Sebastião o grande Mastro recebeu a Bandeira do Santo e foi levantado por vários homens cercados por um grande número de pessoas que se amontoava para conseguir agarrar folhas usadas na ornamentação. Segundo a tradição, essas folhas tem poderes curativos conseguidos através da interseção de São Sebastião.
Em seguida foi iniciado o Festival de Boi Duro, para escolher o melhor Boi Duro do ano de 2019. O evento foi criado no primeiro ano de gestão do Prefeito Janival Borges com o objetivo de resgatar essa manifestação cultural que vinha se perdendo. O Festival contou com um grupo de jurados eleito pelos líderes dos Grupos de Boi Duro. O Sr. Brevete (um dos mais antigos donos de Boi Duro de Belmonte), Professor Moisés Conceição, Sr. Elvis e as Senhoras Celeste Haerter e Neusa Guimarães foram os jurados escolhidos e tiveram muito trabalho para julgar as apresentações.
Os grupos Boi da Cara Preta, Bandido e Boi Barão foram os protagonistas da noite. Todos demonstraram muita garra para vencer a competição, trazendo novas coreografias, representações de animais e um grande show de efeitos especiais que tiravam gritos e aplausos da multidão presente. O prêmio de campeão foi para o Grupo Boi da Cara Preta. Segundo os jurados, o grupo se destacou pelas coreografias, efeitos especiais e por ter trazido para o evento elementos da tradição do Boi Duro que se perderam com o passar dos anos.
O Prefeito Janival Borges, acompanhado da Primeira-Dama D’ajuda Borges, acompanhou todo o evento e comentou com nossa equipe que estava emocionado com a beleza e a riqueza cultural da festa. “Conseguimos completar mais um ano realizando essa competição maravilhosa que reacendeu uma cultura que estava se perdendo. Quero agradecer ao Secretário de Cultura, Herculano Assis, e toda a sua equipe por ter se empenhado nesse trabalho e aos grupos de Boi Duro por terem sido as verdadeiras estrelas dessa noite” – Comentou Janival.