data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 6 anos | Imprimir Imprimir
Secretaria de Saúde inicia primeira turma de formação de Doulas Comunitárias em Belmonte.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a primeira turma de Formação de Doulas Comunitárias de Belmonte. O objetivo do curso, que foi obtido pelo município através da Rede Cegonha, é formar profissionais capacitadas para auxilar as mulheres grávidas belmontenses e suas famílias antes, durante e após o trabalho de parto.

doulas01

Mas o que é uma Doula?

A palavra Doula vem do grego e significa “mulher que serve”, sendo que, hoje o vocábulo é utilizado para referir-se à mulher sem experiência técnica na área da saúde, que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com o bebê. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante todo o período gestacional tanto à futura mamãe quanto à sua família.

mosaico_cursodoulas01

A Doula não faz qualquer tipo de procedimento invasivo como exame de toque ou administração de medicamentos. No trabalho de parto, a profissional ajuda a mulher a encontrar as posições mais favoráveis durante as contrações, faz massagens e compressas para aliviar a dor, ajuda o futuro papai a se envolver e participar ativamente do parto e informa o casal sobre todos os procedimentos que estão sendo realizados. O serviço desta assessora começa antes do dia do nascimento do bebê, com encontros para conhecer a gestante e informá-la sobre as etapas do trabalho de parto, preparação do períneo e elaboração do plano de parto. E também continua após a chegada do novo membro da família, tirando dúvidas sobre o início da amamentação e conversando sobre a experiência do parto.

Doulas02

A atuação da doula é reconhecida e estimulada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a profissão já é registrada na Classificação Brasileira de Ocupação. Para se habilitar, a profissional tem que passar por um curso com carga horária de 200 horas que ensina, além da teoria sobre o parto e as práticas para a profissão, todos os cuidados a respeito da proteção individual e das gestantes em um ambiente hospitalar. “O nosso objetivo é criar uma mão-de-obra qualificada voltada para o trabalho comunitário de ajudar as mães da nossa cidade. Valendo ressaltar que em troca estamos proporcionando um verdadeiro laboratório de formação de profissionais que podem ser empregadas em um mercado crescente e ainda carente desse serviço.” – Comentou Tárcio Lapa, Secretário Municipal de Saúde de Belmonte.

WhatsApp Image 2018-12-01 at 11.32.35 AM (1)

A Secretaria Municipal de Saúde de Belmonte ainda informou que haverão mais turmas onde mulheres da comunidade que não tenham formação profissional na área de saúde e que tenham afinidade com o trabalho voluntário ou comunitário poderão se inscrever para se capacitarem.