A Secretaria Municipal de Saúde de Belmonte e todas as equipes da Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde Ambiental comemoraram nessa quarta-feira (05/12) a obtenção do Certificado do Laboratório de Água do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul da Bahia que atesta a qualidade do monitoramento da água realizado pela rede pública municipal.
O Secretário Municipal de Saúde, Tárcio Lapa, explicou que as equipes de vigilância realizaram o monitoramento completo da qualidade da água durante todo o ano de 2018 com os devidos registros nos sistemas e nos moldes exigidos pelo Ministério da Saúde. “Esse feito jamais foi alcançado pelo município. Fizemos um trabalho minucioso com as coletas, avaliações e registros devidos. Enviamos equipe para treinamento junto ao Estado e esse é o resultado: O reconhecimento por mais um serviço prestado com maestria.” – Comentou o Secretário.
O monitoramento visa detectar o surgimento de doenças relacionadas à água ofertada para o consumo humano no município, bem como, serve de base para medidas e correções de eventuais problemas que possam acontecer, proporcionando uma resolução rápida visando evitar a proliferação de possíveis epidemias que possam afetar a população.“Recentemente organizamos a distribuição de água do projeto Piaçava e esse monitoramento nos ajuda a manter o serviço com qualidade. Esperamos melhorar ainda mais esses estudos que são essenciais e que estão diretamente ligados à saúde das pessoas.” – Afirmou o Prefeito Janival Borges.