data Categoria: Entreterimento |  data Postado por redacao há 6 anos | Imprimir Imprimir
V Encontro de Filarmônicas de Belmonte agita o final de semana na Costa do Descobrimento.

Belmonte se tornou o palco de um dos maiores espetáculos culturais e musicais da Costa do Descobrimento no último final de semana. Estamos falando do tão esperado V Encontro de Filarmônicas de Belmonte, que atraiu milhares de turistas e lotou a cidade. Paralelo ao evento, que teve início no sábado (17/11), aconteceu uma série de atividades culturais e apresentações musicais protagonizadas por artistas de toda a região.

filarmonica1_00156

O ápice de todas as atividades desenvolvidas aconteceu na tarde desse domingo (18/11), onde as 1o filarmônicas participantes saíram em desfiles pelas principais ruas da cidade e se encontraram na Praça da Bandeira em um grande palco que teve como fundo o lindíssimo pôr-do-sol enriquecido pelas lindas paisagens das margens do Rio Jequitinhonha. Nesse momento, todas as filarmônicas tocaram simultaneamente o dobrado Belmonte, composto pelo também saudoso maestro Adilson da Lyra. 05 filarmônicas do Estado de Minas Gerais, 04 do estado da Bahia e 01 do estado de Sergipe estiveram presentes nessa grande festa cultural, onde a que mais se destacou foi a Filarmônica 25 de Dezembro da cidade de Irará (BA), terra natal do Maestro Santa Fé, personalidade homenageada na edição do encontro desse ano.

mosaico_quintoencontro

O evento contou com a presença do Sr. Osmar Aquino e família, filho caçula do maestro homenageado, que não conseguiu segurar a emoção ao lembrar da figura paterna do Maestro Santa Fé e da sua importante contribuição para a musica e a cultura baiana. Quem também se fez presente ao evento foi o Prefeito da cidade de Malacacheta, Wilton Pereira, que veio acompanhando a Filarmônica Leopoldino Gandra. O gestor ressaltou a importância do evento e parabenizou a Comissão Organizadora e o Prefeito Janival Borges pelo empenho de manter vivas a cultura e a musicalidade belmontense.

filarmonica_00175

O Prefeito Janival Borges fez uso da palavra e ressaltou o empenho dos componentes da COEFB (Comissão Organizadora do Encontro de Filarmônicas de Belmonte). O gestor belmontense também parabenizou o Secretário de Cultura e Turismo, Herculano Assis e todas as pessoas envolvidas em cada detalhe do grande espetáculo. ‘‘Como eu falei anteriormente, não é fácil montar um grande evento como esse. Vejam toda a estrutura e toda a logística empregada para proporcionar esse momento. Belmonte está no caminho certo e é valorizando a nossa cultura, a nossa arquitetura, a nossa culinária e as nossas belezas naturais que iremos nos tornar um dos principais destinos turísticos da Costa do Descobrimento.” – Finalizou o mandatário belmontense.

mosaico_quintoencontro2

Logo após, quem assumiu o palco foi o Sr. Herculano Assis, Mestre de Cerimônia do evento. Herculano fez uma breve apresentação e conduziu o Encontro com maestria sempre ressaltando que aquele momento era uma confraternização entre os músicos, que se reuniram para participar do maior e mais bonito espetáculo musical da região. “Não tenho palavras para descrever o que está acontecendo aqui. Só quero agradecer a presença de todos e a oportunidade de estar vivenciando esse momento maravilhoso junto com todos vocês. Visitantes, sintam-se acolhidos e belmontenses sintam-se orgulhosos porque estamos escrevendo aqui mais uma linda página da história da nossa cidade.” – Finalizou Herculano Assis.

mosaico_quintoencontro3

As Filarmônicas participantes foram: Filarmônica Nossa Senhora da Conceição de Itabaianinha do Estado de Sergipe, Filarmônica Nosso Sonho da cidade de Jenipapo-MG, Filarmônica Leopoldino Gandra da cidade de Malacacheta-MG, Filarmônica Manoel Alecrim da cidade de Veredinha-MG, Filarmônica União dos Artistas da cidade de Bom Jesus dos Passos-BA, Filarmônica 25 de Dezembro da cidade Irará-BA, Associação de Músicos da Cultura Gospel da cidade de Nanuque-MG, Corporação Euterpe Homero Marciel da cidade de Turmalina-MG, Corporação Manoel Alecrim da cidade de Veredinha-MG, e as Filarmônica 15 de Setembro e Filarmônica Lyra Popular de Belmonte.