No último dia 05/11 a Polícia Militar realizou uma visita aos jovens atendidos pela Equipe Riso, projeto social desenvolvido pelo casal Maurício dos Santos e Tatiana Santana Campos (Tata do Riso). O objetivo da visita foi ministrar uma pequena palestra abordando os perigos das drogas e os efeitos nocivos que o tráfico de entorpecentes trazem para toda a sociedade. Durante a conversa os policiais abordaram a questão dos perigos do uso de drogas e os efeitos nocivos que o tráfico acaba trazendo para as famílias e a sociedade. “O poder do tráfico só existe por causa do consumo. Eu alerto a vocês que tenham cuidado com as más companhias e que neguem qualquer oferecimento de drogas para o seu uso. Não experimentem porque nada vale mais do que a sua vida e o seu futuro.” – Comentou o Capitão Neri.
O Soldado Elivan Marques Dória também conversou com os jovens e abordou as características de cada facção criminosa que atua na região, suas características e os sinais que os seus integrantes usam para se comunicarem ou detectar qualquer usuário à procura de entorpecentes no evento. “Cortes de cabelo, roupas, estilos de sobrancelhas e diversos sinais são usados pelas facções para se identificarem e detectarem possíveis grupos rivais. Muitas vezes essas características podem se tornar uma “sentença de morte” para os desavisados que as adotam sem saber o que significa. Quantos jovens já morreram por um estilo de sobrancelha, um corte de cabelo ou marca de roupas adotadas por puro modismo? A guerra do tráfico tem ceifado muitas vidas e não há futuro para os jovens que entram para esse submundo. – Alertou o policial.
Os jovens ainda tiveram espaço para fazerem diversas perguntas sobre os temas debatidos e também participaram de atividades de grupo realizadas pelos policiais. Tata, Coordenadora do Grupo Riso, avaliou como positivo o bate papo e fez a proposta de uma parceria entre a Polícia Militar e o Grupo Riso nas próximas atividades a serem realizadas no próximo ano.