Na noite dessa segunda-feira (05/11), a Câmara de Vereadores de Belmonte recebeu em sua tribuna o comandante da Polícia Militar na cidade, Capitão Neri. O militar abordou o combate à criminalidade e ao tráfico de drogas na cidade realizado pela instituição e esclareceu algumas críticas que usaram como base informações equivocadas no intuito de tentar politizar esses dois grandes problemas que afetam a cidade de Belmonte.
Capitão Neri abordou diante de todos as operações bem sucedidas da última semana que resultou em uma importante apreensão de drogas, recuperação de dois veículo e no combate a criminosos que agiam na região do povoado do Ubú amedrontando fazendeiros e moradores, onde um confronto ocorrido na noite da última quinta-feira (01/11) acabou na morte de um dos bandidos e com um menor infrator ferido, sendo que, os dois elementos citados, momentos antes, tinham assaltado mais uma propriedade rural. Capitão Neri ainda abordou a carência de material humano nas polícias civil e militar na cidade. “Apesar da carência de material humano, as forças policiais estão trabalhando e conseguindo bons resultados, só que, as pessoas criticam, não divulgam as notícias boas e preferem dar mais ênfases às notícias ruins que assustam a população.” – Comentou Capitão Neri.
O oficial ainda colocou em suas palavras que o tráfico de droga se tornou um problema social bastante grave e que apenas ações policiais não resolvem o problema. Capitão Neri ressaltou que o problema está no cerne das relações familiares deturbadas onde muitos pais pararam de se responsabilizar pelos seus filhos e querem colocar essa responsabilidade nas mãos do estado. “No último homicídio acontecido aqui na cidade, um jovem de 16 anos matou outro jovem de igual idade em uma aparente rixa causada pelo tráfico de drogas. Alguém aqui procurou a família desses dois jovens para questionar? Aonde estavam? Esse é um problema só das forças policiais? E as famílias onde se encaixam nesse contexto social? Tudo isso tem que ser pesado e que todos assumam as suas relativas responsabilidades.” – Comentou o comandante do policiamento em Belmonte.
Capitão Neri encerrou as suas colocações ressaltando que o tráfico de drogas se fortalece em Belmonte porque há consumo que torna viável a ação dos bandidos e que o combate a esse mal tem que começar com os pais em casa aconselhando os seus filhos e os acompanhando na busca de identificar possíveis más companhias ou abordagens maldosas feitas por traficantes. “Esse tema tem que estar também nas escolas, sempre mostrando aos jovens os perigos das drogas, buscando sempre uma conscientização eficaz que resulte em uma rede de proteção formada pelas forças policias, professores e pais voltada sempre para a proteção das nossas crianças.” – Finalizou Capitão Neri sob o aplauso de todos os presentes.