data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 6 anos | Imprimir Imprimir
CMDCA realiza a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belmonte.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) no último dia 26/10, no auditório da Colônia de Pescadores Z-21, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema “Proteção Integral, Diversidades e Enfrentamento da Violência”. Com a presença de crianças, adolescentes, representantes de órgãos e instituições, o evento teve como objetivo criar um espaço democrático de discussão para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências, sempre considerando as diversidades. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Janival Borges, do Delegado Dr. Wendel, do Presidente da Câmara de Vereadores Aelson Matos (Calango) e dos secretários municipais Turista e Cláudio. O mestre de cerimônias Roberto Lima deu boas vindas a todos, e convidou autoridades presentes para formação da mesa.

mosaico_cmcda

O evento teve sua abertura oficial feita pelo presidente do CMDCA Flávio Ursulano, que ainda contou com a execução do Hino Nacional através de um grupo de flautistas formado por crianças atendidas pela ONG Lar da Menina. Em seguida, o público presente contou com a palestra da assistente social Rita Cássia Santana. A parte da manhã foi encerrada pelas crianças e adolescentes do Circo do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Prefeito Janival Borges também fez uso da palavra, desejou boas vindas e parabenizou a todos pelo envolvimento no evento. “Os trabalhos vão ser extensos e tenho certeza que todos estarão contribuindo muito para o sucesso dessa conferência.” – Informou o gestor municipal.

mosaico_cmcda2

O Vereador e Presidente da Câmara, Aelson Matos (Calango), conversou com nossa equipe e reafirmou que todos os vereadores estão dispostos a votar os projetos necessários para implementar as ações deliberadas na conferência e ressaltou que o cuidado com as crianças e jovens é primordial porque os mesmos representam o futuro da cidade e são eles que ditarão no futuro os rumos da comunidade belmontense.

mosaico_cmcda3

No turno vespertino, logo após a apresentação do grupo de crianças e adolescentes da fanfarra BANCRAS, os participantes da conferência se dividiram em grupos de discussões, onde foram debatidos vários temas relacionados às políticas públicas integradas de ação social, prevenção e enfrentamento da violência contra as crianças e adolescentes, Financiamento das políticas para as crianças e adolescentes e participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes. Após os trabalhos de discussão das propostas dos grupos e da eleição dos delegados para a Conferência Estadual, o evento foi finalizado com um delicioso Coffe Break oferecido a todos.