A população belmontense bloqueou a BA-001 durante toda a manhã dessa quinta-feira (26/07) para reivindicar o recapeamento da rodovia, no trecho entre os municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte que encontra-se cheio de buracos causados pela erosão das chuvas e pelo asfalto sem manutenção há vários anos. Durante o movimento, os manifestantes efetuaram 03 bloqueios na pista impedindo o trânsito, somente passando veículos de emergência. “O que queremos é uma solução. Estamos cansados de promessas e descaso com a nossa cidade. A estrada está toda danificada pondo em risco as pessoas que transitam por aqui todos os dias.” – Comentou Marcelo Guimarães, um dos participantes do evento.
O Prefeito Janival Borges e todo o secretariado municipal foi ao bloqueio conversar com os manifestantes e se solidarizar com os mesmos. O gestor explicou que o pleito é legítimo, mas que, o processo para se conseguir a tão sonhada manutenção da estrada está em andamento. Janival ainda trouxe o documento de licitação da obra e, na presença das pessoas que estavam no bloqueio, ligou para o Secretário de Infraestrutura do Estado, Dr Marcos Cavalcante, que explicou o andamento do processo e assumiu o compromisso de que, entre 15 e 17 dias, estará iniciando o recapeamento da rodovia. “Eu e o Deputado Jânio Natal estamos nessa briga junto com vocês. Estamos cobrando essa recuperação e a estrada Belmonte/Canavieiras incessantemente. Tenham a certeza que estamos atentos e eu sei que o Governador Rui Costa e o Secretário Marcos Cavalcante são pessoas extremamente responsáveis e não irá falhar com a nossa comunidade.” – Finalizou o gestor.
Depois de diversas discussões, os manisfestantes resolveram fechar um acordo com o Prefeito Janival Borges e desobstruir a estrada por volta das 13:00Hrs. A comunidade de Belmonte decidiu esperar o prazo de 15 dias para começar a obra e, caso o acordo não seja respeitado pelo Governo do Estado, uma novo bloqueio deverá acontecer acompanhado de outras formas de protesto. “Vamos esperar mais uma vez pra ver se o Governador Rui Costa irá cumprir a sua promessa com o povo de Belmonte. Estamos deixando claro que não aceitamos mais a situação que estamos vivendo e que estamos dispostos a lutar para ter a nossa dignidade e os nossos direitos respeitados.” – Finalizou Luluca, um outro participante do movimento.