Aconteceu na manhã da última quinta-feira (12/07) na sede da Câmara de Vereadores de Belmonte um dos mais importantes eventos da Costa do Descobrimento. Estamos falando da Plenária do Núcleo Diretivo do Território de Identidade da Costa do Descobrimento, onde aconteceu a reunião ordinária do Colégio do Território de Identidade da Costa do Descobrimento (CODETER). O evento, que contou com a presença de Secretários Municipais, Associações e Conselhos atuantes na Costa do Descobrimento, teve como objetivo efetuar a homologação de novas entidades, discutir o propostas do Regime Interno e discutir o edital do Projeto Bahia Produtiva.
O principal foco abordado durante a Plenária foi o fortalecimento da região da Costa do Descobrimento através das suas entidades associativas. A reunião da entidade também abordou os Editais do Projeto Bahia Produtiva, onde o Governo do Estado da Bahia, por meio do Edital Alianças Produtivas Territoriais, está disponibilizando R$ 60 Milhões de Reais direcionados ao apoio das Associações e Cooperativas de Agricultura Familiar. Também foi abordado o edital de Qualificação de Agroindústrias da Agricultura Familiar, no valor de R$ 20 milhões, onde os recursos serão aplicados diretamente nas associações e cooperativas e contemplarão ações voltadas diretamente para a estruturação e funcionamento de agroindústrias geridas por organizações produtivas da agricultura familiar e economia solidária, com investimentos em infraestrutura, produção, beneficiamento, comercialização, além de apoio à gestão.
Ao final das discussões foram feitos os agradecimentos ao Vereador e Presidente da Câmara, Aelson Matos (Calango), por ter disponibilizado a sede e toda a estrutura do Poder Legislativo belmontense para que o evento acontecesse. O Presidente do Legislativo, acompanhado do Vereador Idinho, conversou com nossa equipe e revelou que apoia a iniciativa e que está à disposição para ajudar em tudo o que for possível. “O que foi visto aqui foi a proposta de um crescimento organizado, sustentável e gerador de empregos. Temos que apostar e nos unir para que consigamos chegar a uma melhor distribuição de riquezas e desenvolvimento para a nossa Costa do Descobrimento.” – Finalizou Aelson Matos (Calango)