Com muita fé e participação, os católicos de Belmonte, na região sul da Bahia, iniciaram o novenário em louvor à padroeira do município, Nossa Senhora do Carmo. A festa religiosa é uma das mais antigas da região e a programação inclui celebração de missas e procissão no dia 16/07, que é o dia da Santa Padroeira.
A noite dessa terça-feira (10/07), da tradicional Novena de Nossa Senhora do Carmo, teve como noiteiros a Câmara de Vereadores e funcionários. A missa esteve lotada e contou com a presença do Prefeito Janival Borges, do Presidente da Câmara Aelson Matos (Calango), do Vice-presidente Alfredo Aberceb e demais Vereadores e funcionários da Casa Legislativa Belmontense. A celebração do ato religioso ficou por conta do Frei Rui Marques, da Paróquia de Trancoso (Porto Seguro).
Os homenageados da noite foram os profissionais da educação e a cerimônia foi finalizada pelo Vereador Rogério Bahia que agradeceu a todas as pessoas presentes e em seguida cantou uma música homenageando Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, o grande público pôde assistir as apresentações das Filarmônicas Lyra Popular e 15 de Setembro que executaram diversos dobrados, peças e maiores produções da Música Popular Brasileira.
Na porta da Igreja, o Presidente da Câmara Aelson Matos, ressaltou a tradição da Festa do Carmo que atrai os filhos do município que moram em outros estados e ficam esperando o ano todo para curtir os festejos, renovar a sua fé e rever familiares. “É um período de reencontro e de renovação da fé muito importante para a nossa cidade que recebe, além dos seus filhos distantes, diversos devotos vindos de várias cidades.” – Finalizou o Vereador.
O Prefeito Janival Borges, que estava acompanhado da sua mãe Dona Luci, também conversou com a nossa equipe e comentou que a Festa de Nossa Senhora do Carmo, mesmo com o passar dos anos, mantém as suas características originais. “Esses festejos fazem parte da nossa religiosidade e também da nossa cultura. Tudo isso aqui faz parte de uma tradição que é renovada a cada ano, graças à fé e devoção do povo belmontense.” – Finalizou o gestor belmontense.