Apesar das rondas feitas pela Polícia Militar na zona rural de Belmonte, os produtores estão preocupados com as crescentes investidas dos bandidos que estão atacando as propriedades, roubando produtos, veículos, animais e outros utensílios, sempre com emprego de forte violência e ameaças. Produtores ainda comentam que é corriqueira a movimentação de bandidos armados pelas estradas vicinais que passam pelas fazendas e que a “Lei do Silêncio” vem sendo implementada entre proprietários e trabalhadores que residem na Zona Rural localizada entre os municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Itapebi.
O último capítulo dessa violência aconteceu no fim da tarde dessa quinta-feira (14/06) quando 04 elementos armados invadiram a Fazenda Vascar, amarraram e deixaram trancadas as pessoas que estavam na propriedade, localizada próxima ao povoado dos Brejinhos, e levaram 03 motocicletas, 08 celulares, 01 telefone rural e 01 central de internet. A Polícia Militar esteve no local, efetuou rondas pelas imediações e emitiu aviso ao Centro Integrado de Comunicação (CICOM) para efetuar o cerco nas saídas que levam à BR-101, pois existiam informações de que os bandidos estariam indo para o município de Eunápolis.
As buscas e as investigações continuam acontecendo, mas, até o momento, as forças policiais não tem informações quando à identidade e o paradeiro dos assaltantes.