Estudantes e professores da Escola Antônio Carlos Magalhães participaram nesta terça-feira (27/03) em Barrolândia da conferência “As Escolas da Bahia cuidando das Águas”. O evento, que está acontecendo em algumas unidades escolares municipais, tem como objetivo promover a ampla discussão sobre o assunto entre os jovens e trazer idéias e ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável nas escolas, comunidades, municípios e territórios do estado.
A Escola escolheu como tema para o debates as “Águas do Córrego de Ouro”. Localizado na divisa entre Barrolândia e Ponto Central, o manancial é uma importante fonte de captação de água para a comunidade de Barrolândia. Durante as discussões sobre o tema foi proposta uma reflexão e a promoção do desenvolvimento de estudos e pesquisas. Também foram debatidos projetos e ações no contexto da temática socioambiental considerando os desafios e alternativas para escola e todo o seu entorno.
A abertura da conferência teve a Coordenadora Joceni Figueiredo, que conduziu brilhantemente o evento apresentando os palestrantes e os trabalhos dos estudantes. “Nosso projeto pretende tornar a escola mais sustentável e os nossos alunos, mais conscientes; que eles não saibam apenas o que ocorre, mas os efeitos danosos que os homens causam ao meio ambiente. É importante que eles saibam multiplicar o que estão apreendendo”, disse o diretor da escola, Derisvan. O empresário Flavielle de Sá participou do evento e ressaltou a importância da conscientização de todos com relação ao uso sustentável dos recursos hídricos. “Quando pensamos na falta d’água, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é a sede, é o nosso particular, mas não percebemos que sem água, a sociedade não funciona. Tudo que nos rodeia precisa em algum momento de água para funcionar, o mundo todo é afetado pela falta dela”, Colocou o empresário.
O Secretário Municipal de Educação, Paulo Carvalho, falou da importância da participação das escolas no processo. “Já começamos com esta mobilização nas escolas para que todos se apropriem das informações e, consequentemente, comecem a promover essa discussão, levar esse diálogo para o currículo escolar, envolvendo os estudantes para que eles possam elaborar projetos de ação sobre a conservação dos recursos hídricos em nosso Estado, levando-se em consideração, principalmente, a realidade local”, explicou,
O evento contou com a participação de moradores, empresários, comerciantes, dos vereadores Armando e Keke, Robson(representando a EMBASA), Igor Suzart(PLB) e representante da Prefeitura Municipal de Belmonte.