data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Agentes recebem treinamento do Programa de Controle da Esquistosomose em Belmonte.

A Prefeitura Municipal de Belmonte por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nessa semana o Treinamento dos Agentes de Combate a Endemias com relação ao Programa de Controle da Esquistosomose, doença mais conhecida popularmente por Barriga d’agua ou doença dos caramujos.

agentedesaudetreinamento

O Secretário Municipal de Saúde, Tárcio Lapa, comentou com nossa reportagem que o programa há muito tempo estava inativo e que a reativação só foi possível graças à proposta do Governo do Estado de tornar Belmonte o primeiro município a ser capacitado na regional. “Agradecemos ao Prefeito Janival Borges e ao Deputado Estadual Jânio Natal pelas articulações junto ao Governador Rui Costa. A capacitação é muito importante porque poderemos garantir a realização do exame em nosso município de maneira mais rápida e disponibilizar o tratamento om mais breve possível evitando as complicações da doença.” – Finalizou Tárcio.

mosaico_agentedeendemiastreinamento

No Brasil, a Esquistossomose é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d’água” e “doença dos caramujos”. A transmissão se dá quando o indivíduo infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários, que vivem nas águas doces. Após quatro semanas, as larvas abandonam o caramujo na forma de cercarias e ficam livres nas águas naturais. O ser humano adquire a doença pelo contato com essas águas.