Belmonte agora tem um representante entre os imortais da Academia de Letras do Brasil (ALB). Estamos falando do poeta, escritor e pesquisador Herculano Assis Magnavita que recebeu a honraria em uma cerimônia realizada na última sexta-feira (23/02), no Centro de Cultura em Porto Seguro. O belmontense, além de passar a ocupar uma cadeira na entidade, ainda foi condecorado como Presidente “Pro Tempore” da seccional da cidade de Belmonte e recebeu o título de Presidente da Casa do Poeta Brasileiro com o grau de Doutor em Filosofia e Filósofo Imortal “Honoris Causa” em reconhecimento à sua gestão e produção filósofo/literária de repercussões internacionais.
Herculano, que hoje é Secretário Municipal de Turismo e Cultura da cidade de Belmonte, é reconhecido nacional e internacionalmente por suas obras literárias onde tem como seus maiores expoentes os livros Alvorar, Rua dos Avessos e Cobra de Duas Cabeças. O escritor ainda veio realizando em sua trajetória diversas pesquisas importantes onde o mesmo se destaca como um dos maiores defensores das riquezas culturais permeadas em toda a Costa do Descobrimento.
Como novo imortal, Herculano Assis tem como missão ajuda a ALB no trabalho de levar a literatura brasileira para todos os recantos do Brasil. O belmontense também irá contribuir com as diversas ações da entidade voltadas à proteção, produção e difusão dos conteúdos acadêmicos produzidos pelos intelectuais da Costa do Descobrimento. Por fim, o escritor ainda auxiliará e incentivará os novos trabalhos com o intuito de conduzir os jovens escritores e garantir o futuro da classe literária regional. “Eu me sinto orgulhoso pelo reconhecimento dos meus diversos trabalhos realizados e também me sinto orgulhoso de participar dessa missão tão gratificante de promover a literatura e a cultura de minha terra e de meu povo.” – Comentou Herculano em suas palavras emocionadas.