Nesse sábado (27/01) Belmonte recebeu a visita ilustre do famoso Designer Zanini de Zanine, filho do paisagista, maquetista, escultor, moveleiro e arquiteto autodidata Zanine Caldas, mais conhecido em todo o país e internacionalmente pelo título de O Mestre da Madeira. Zanine Caldas nasceu em Belmonte em 1919 e conquistou o mundo com o seu trabalho e sua arte promovendo a integração do artesanato tradicional brasileiro e do modernismo de forma singular. Zanine Caldas faleceu em 2001, mas os trabalhos e o conceito deixados por ele ainda causam grande influência na arquitetura brasileira. Zanini de Zanine herdou a a criatividade e o talento do pai e hoje figura como um dos maiores designers do país. Também fazendo carreira internacional, Zanini de Zanine acumula 15 prêmios e tem seus trabalhos reconhecidos por grande marcas como as italianas Slamp e Cappellini.
A visita de Zanini de Zanine é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Belmonte e a Katz Empreendimentos e tem como objetivo a revitalização da memória de Zanine Caldas. O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Herculano Assis, comentou com nossa equipe que a intenção é contar com o apoio e a cooperação de Zanini de Zanine em projetos e eventos em homenagem ao pai do Designer. “Toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio do Prefeito Janival Borges e do Deputado Jânio Natal, está empenhada em resgatar os nomes belmontenses que fizeram sucesso em todo o país. Nós começamos esse trabalho com o poeta Sosígenes Costa e agora estamos reunindo apoio para dar continuidade com o nome de Zanine Caldas.” – Concluiu o Secretário.
Zanini de Zanine fez um tour pela cidade onde visitou o Cine Teatro e os casarões históricos. O Designer também conheceu o local onde seu pai nasceu e visitou a tipografia onde está previsto um projeto de revitalização que transformará o prédio em um local de visitação que será rebatizado com o nome de Casa da Imprensa. Herculano comentou que Zanini de Zanine ficou maravilhado com a riqueza arquitetônica e cultural de Belmonte e também elogiou a beleza da cidade. “A nossa ideia é fechar parcerias para trazer eventos culturais para a cidade onde Zanine Caldas nasceu. No ano que vem Zanine Caldas faria 100 anos e estamos planejando um rico calendário para festejar a data e trazer turistas para conhecer a nossa Belmonte.” – Finalizou Herculano.