data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Prefeito descumpre acordo firmado com professores e a categoria vai para as ruas protestar.

Profissionais da rede municipal de Belmonte realizaram uma paralisação nessa quarta-feira (01/11) para protestar contra a iniciativa do Prefeito Janival Borges de descumprir o acordo firmado para o pagamento dos retroativos relativos ao reajuste do Piso Nacional da categoria. Os valores devidos foram divididos em 05 parcelas para facilitar a vida da equipe econômica do gestor que alegava, na época do acordo, não ter recursos para pagar o valor em uma única vez. Os professores alegam que a equipe econômica do Prefeito só efetuou o primeiro pagamento e depois ignorou as outras parcelas com a justificativa de não ter dinheiro para honrar o compromisso firmado. A diretoria da APLB-Belmonte, sindicato que representa os educadores, também comentou com nossa equipe que o Prefeito Janival Borges também não sentou mais para negociar com a categoria e não tem dado sinais de que esteja disposto a firmar uma linha de diálogo com os profissionais.

movimento_professores00038

Além da paralisação, os profissionais da educação também saíram em passeata pelas principais ruas da cidade com o objetivo de esclarecer à população sobre a situação. O Coordenador da APLB-Belmonte, o Sr. Igor Suzart, informou à nossa equipe que não é objetivo da categoria prejudicar os alunos e o ano letivo. Segundo Igor, os profissionais continuarão nas salas de aula e cumprirão o restante do calendário 2017, mas só voltarão para cumprir o ano letivo de 2018 depois que o Prefeito pagar o que é de direito da categoria. “Não temos nenhuma intenção de prejudicar os alunos e nem a comunidade, mas temos que brigar por nossos direitos que não estão sendo respeitados. Todos estamos unidos e queremos que a comunidade entenda o que está acontecendo e seja solidária com esses profissionais que são os responsáveis pelo futuro de seus filhos.” – Finalizou o Coordenador Igor Suzart.

mosaico_professores01

O Vereador Rogério Bahia, diretor da APLB-Belmonte e representante dos profissionais da educação no Poder Legislativo, comentou que não abre mão de lutar pelos direitos dos professores. Rogério afirmou que buscará maneiras de restabelecer o diálogo com o executivo para resolver a situação da melhor maneira possível. “Eu e todos os vereadores somos solidários nessa luta. Nós tentaremos mediar uma negociação entre a categoria e o Prefeito, mas não permitiremos que direitos conquistados pelos trabalhadores sejam extintos ou desrespeitados.” – Comentou Rogério.