Um dos líderes do tráfico drogas em Barrolândia tombou em combate com a Polícia Militar de Minas Gerais nessa terça-feira (07/11). Brauw, como era conhecido na localidade, estava acompanhado pelos comparsas Bachel, Diego e Leo, que também foram mortos na troca de tiros com os policiais.
Os meliantes estavam escondidos em uma mata desde o domingo (05/11) após serem interceptados e trocarem tiros com os homens da polícia mineira. Mesmo com a fuga dos mesmos, a perseguição continuou por meio de um bloqueio na região onde um veículo preto passou em alta velocidade pelos policiais na altura do município de Rubim. As guarnições seguiram o veículo e foram recebidos a tiros de metralhadoras e fuzis. Apesar do intenso confronto os bandidos conseguiram escapar novamente.
Na manhã dessa terça-feira (07/11) a operação de captura ainda estava em andamento quando os meliantes foram encontrados em um matagal, ainda na região do município de Rubim. A Policia Militar conseguiu capturar um dos comparsas que indicou onde os outros estavam escondidos. Os policiais então encontraram Brauw, Bachel, Diego e Leo e aconteceu um novo confronto onde os quatro foram atingidos e morreram no local. O quinto elemento, identificado pelo nome de Rodrigo Cardoso Florêncio, o Buzu, conseguiu fugir durante o tiroteio.
Brauw, ao lado de outro traficante conhecido em Barrolândia pelo apelido de Shurek, era um dos chefes do tráfico de drogas na localidade e era acusado de participação em diversos confrontos com as guarnições da Polícia Militar que atuam no distrito. Com a morte do mesmo a cadeia de comando perdeu mais um componente e a facção criminosa segue perdendo força de atuação. As ações dos criminosos em Barrolândia também estão sendo inviabilizadas pela intensificação das operações da Polícia Militar na localidade. O distrito teve o seu policiamento ordinário reforçado e conta ainda com operações realizadas pelos homens da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), do 8º Batalhão de Polícia Militar de Porto Seguro. Viaturas da CAEMA também têm efetuado operações por toda a localidade e esses fatores tem sufocado a venda de drogas em Barrolândia, obrigando os bandidos a migrarem para outras regiões.
Com os meliantes foram encontrados 2 fuzis A47, 01 sub metralhadora, 01 espingarda calibre .12, 05 pistolas 9mm israelense e muito explosivos. Também foram apreendidos os carros usados pela quadrilha, um deles sendo uma caminhonete que seria usada para assaltos a bancos, segundo apontam as investigações policiais.