Na manhã dessa terça-feira (25/10) aconteceu na sede da Câmara de Vereadores de Belmonte uma reunião que contou com a presença do Sr. Jucelino Peixoto, Gerente do Grupo Brasileiro. A conversa com a empresa foi convocada pelo Vice-presidente do Legislativo, Alfredo Aberceb, que estava acompanhado do Presidente Aelson Matos (Calango) e do Vereador Rogerio Bahia.
O objetivo da reunião foi discutir melhorias no transporte intermunicipal em Belmonte. Para isso, a equipe do Vereador Alfredo realizou por várias semanas pesquisas junto a usuários do serviço para saber as falhas que estão acontecendo tanto nas linhas para Santa Cruz Cabrália, como nas linhas que passam por Barrolândia com destino a Eunápolis. Alfredo revelou que as respostas mostraram um grande descontentamento em relação à Brasileiro, principal empresa que opera as linhas de ônibus da cidade. Os Moradores reclamaram da limpeza dos ônibus, dos horários, da falta de banheiros e ar condicionados. “Tem que ser feito alguma coisa. O povo não pode ficar sofrendo por causa de falhas no transporte público em nossa cidade.” – Comentou o Vereador.
O Sr. Jucelino Peixoto ouviu as ponderações dos vereadores presentes e revelou que achou muito importantes as informações. O gerente prometeu que ia ver o que estava acontecendo com a questão da limpeza dos ônibus e sanar o problema. O mesmo também pediu um prazo para que a empresa coloque um ônibus com ar condicionado e banheiro na linha Belmonte X Cabrália. Quanto aos horários, o Sr. Jucelino comentou que mandará uma equipe para acompanhar todas as linhas e fazer pesquisas com os usuários para ver a viabilidade de adequação dos horários às necessidades da comunidade. O mesmo ainda ressaltou que a população também precisa ajudar para que os horários sejam disponibilizados, já que, a empresa vem sofrendo com a concorrência predatória das lotações. “As lotações saem no mesmo horário dos ônibus que acabam viajando vazios tornando impossível a viabilidade econômica para operar a linha. A empresa está disposta a ajudar a comunidade, mas também precisa de uma contrapartida. As pessoas tem que entender que o nosso transporte é legalizado, conta com profissionais treinados e temos estrutura para auxiliar as pessoas em caso de acidentes. Essas situações não podem ser garantidas pelo transporte clandestino onde muitas vezes nem o seguro obrigatório do veículo é pago.” – Abordou o Sr. Jucelino.
Ao final da reunião os vereadores presentes se colocaram à disposição para ajudar no que for possível no atendimento da comunidade. O Vereador Alfredo deixou claro que iria continuar cobrando da empresa melhorias e que era um aliado para divulgar à população as mudanças de horários a serem propostas pela Brasileiro.