A sessão da Câmara de Vereadores de Belmonte na última segunda-feira (04/09) esteve envolvida em um clima de preocupação por parte dos legisladores belmontenses com relação à administração municipal. Grande parte dos vereadores que usaram a tribuna e exigiram providências por parte do Prefeito Janival Borges para resolver as pendências da cidade.
O Vereador Aelson Matos (Calango), Presidente da Câmara, criticou duramente a situação do Hospital de Barrolândia e colocou que o Prefeito Janival Borges tem que tomar providências e preservar o funcionamento da unidade. Calango deixou claro que está ao lado da população e que sempre estará cobrando melhorias e soluções para os problemas da cidade.“Nós trabalhamos para o povo e pelo povo. O cidadão na rua pressiona o Vereador e temos que dá uma resposta para os questionamentos da comunidade.” – Comentou o Vereador.
O Vice-presidente e Vereador Alfredo Aberceb também foi duro em suas palavras e salientou que o Poder Legislativo não vai ser omisso para o que está acontecendo e que estará sempre do lado do povo. “Nós aqui representamos o povo belmontense. Eu espero que o Prefeito não esqueça disso, aliás, ele não pode esquecer disso.” Alfredo ainda criticou a forma que o Prefeito Janival Borges trata os projetos de lei que vêm do Legislativo, segundo ele, a Câmara de Vereadores vota rapidamente os Projetos do Executivo que são do interesse da comunidade, já o prefeito, simplesmente ignora os projetos do Legislativo. “A maioria dos Projetos votados aqui não oneram o município, mas o prefeito não veta e nem sanciona. Apenas ignora o trabalho do Vereador.” – Comentou Alfredo.
Alfredo também comentou que estava indo à Veracel conversar com o Sr. Pedro Cardoso, diretor da empresa. O objetivo da visita é pedir uma draga para conseguir abrir a barra do Rio Jequitinhonha e tentar minimizar os efeitos da erosão que está ocorrendo na Praia do Mar Moreno. Também foi criticado durante a sessão a situação do quiosque da Praça da Matriz, que está sob a responsabilidade de uma funcionária da Prefeitura e permanece fechado ao invés de ser dado a um dos proprietários das barracas de praia que estão sendo levadas pelo avanço do mar.
No encerramento dos trabalhos do dia todos os vereadores presentes revelaram que continuarão defendendo os interesses de Belmonte e que as cobranças vão continuar acontecendo no intuito de garantir que os direitos dos belmontenses sejam respeitados.