data Categoria: Entreterimento |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Câmara de Vereadores realiza Audiência para discutir medidas contra o fechamento da Comarca de Belmonte.

Aconteceu na noite dessa terça-feira (13/06) na Câmara de Vereadores de Belmonte uma Audiência Publica para se discutir ações no intuito de impedir o possível fechamento da Comarca de Belmonte. O evento, que foi idealizado pelo Presidente da Câmara Aelson Matos (Calango), contou com o apoio da OAB-Porto Seguro e com a presença do seu presidente, Dr. José Arruda, juntamente com a presença de toda a comunidade e lideranças políticas belmontenses.

audienciapublica00007

O Presidente Aelson Matos antes de iniciar o andamento dos trabalhos comentou com nossa equipe que estava muito preocupado com a situação, que o fechamento da Comarca de Belmonte significa um retrocesso para a cidade e pode ser motivo de uma convulsão social, já que, a sensação de impunidade pode aumentar encorajando pessoas de má índole a cometerem diversos delitos.

audienciapublica00006

O Presidente da OAB, Dr. José Arruda, em seu depoimento no plenário da casa, colocou que a OAB é contra a essa situação. Segundo ele, o problema não está nas comarcas e que o Tribunal de Justiça tem que adotar um sistema de gestão mais inteligente e claro para toda a sociedade. “O Tribunal de Justiça tem uma gestão que não permite à sociedade acompanhar com clareza o que está acontecendo e também tem, por parte do órgão, diversos erros de estratégia onde podemos citar, por exemplo, o caso da Câmara Setorial do Oeste em Barreiras, que foi inaugurada com grandes custos de infraestrutura e, pouco tempo depois, foi fechada por falta de processos para julgar.” – Comentou o Presidente da OAB.

audienciapublica00008

Dr. José Arruda ainda comentou que a entidade foi pega de surpresa com a notícia, já que, o mesmo tinha abordado o assunto com a Desembargadora Maria do Socorro, Presidente do Tribunal de Justiça, em um evento e a mesma revelou que Belmonte e Santa Cruz Cabrália estavam fora da lista de comarcas a serem fechadas porque o TJ-BA estava ciente das peculiaridades das duas localidades e das dificuldades que aquelas comunidades iriam ter sem um auxílio local da justiça. “Alguns dias depois desse evento me surpreendo com o nome de Belmonte na lista. Isso é inaceitável.” – O Presidente da OAB continuou a sua fala colocando que a população e as forças políticas tem que lutar para impedir essa desastrosa ação e citou exemplo de cidades como Almadina, Jitaúna e mais 50 comarcas que não serão mais fechadas graças ao empenho dos moradores e da representatividade política daqueles municípios.

audienciapublica200001

A audiência foi encerrada com a proposta de ser criada uma comissão formada por lideranças políticas e pessoas da comunidade para ter uma audiência com a Desembargadora Maria do Socorro, Presidente do TJ-BA, com o objetivo de discutir medidas que impeçam o fechamento da Comarca de Belmonte. “Eu peço a todos vocês que entrem em contato com os seus deputados, líderes políticos e pessoas de influência para que consigamos nos unir em torno dessa questão. O que está em jogo não são os interesses de uma entidade, não são os interesses de um político ou de funcionários do Fórum Luiz Viana Filho. O que está em jogo é futuro de Belmonte e seus moradores.” – Finalizou Dr. José Arruda.