Belmonte completou 126 anos de emancipação política nessa terça-feira (23/05) e para comemorar a data a Prefeitura, em parceria com as escolas municipais e estaduais, promoveram um lindo desfile cívico que encheu de alegrias e cores a Avenida Riomar.
O início das comemorações foi marcado pela cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Belmonte e do Estado da Bahia em que participaram o Presidente da Câmara de Vereadores Aelson Matos (Calango), o Prefeito Janival Borges e o Capitão Uendel, comandante da 5ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar. Também estiveram presentes vereadores, secretários municipais e diversas autoridades da comunidade local. O Hasteamento contou com a execução dos Hinos Nacional e de Belmonte executados pelas Filarmônicas centenárias Lyra Popular de Belmonte e XV de Setembro respectivamente.
Na sequência foi iniciado o desfile das escolas que abordaram vários temas contando a história de Belmonte, a cultura do seu povo, a sua religião, bem como, as atividades econômicas que sustentam a cidade. Um grande número de pessoas lotou os dois sentidos da avenida e aplaudiu a apresentação das fanfarras e dos alunos devidamente caracterizados com o tema escolhido por sua escola. Um dos homenageados foi o Maestro João de Lila, criador do Hino de Belmonte, que foi representado por seu filho e maestro da Filarmônica XV de Setembro João de Lila Filho. “Eu me sinto emocionado e orgulhoso do legado que meu pai deixou através do Hino de Belmonte e da XV de Setembro. Hoje eu dou continuidade a esse trabalho, apresentando a música e dando sentido à vida de vários jovens belmontenses.” – Comentou o Maestro João de Lila Filho.
O Prefeito Janival Borges, acompanhado dos vereadores e do seu secretariado assistiu e aplaudiu às escolas. O gestor colocou que estava muito feliz com o evento e comentou que está ciente da responsabilidade de lutar pelo desenvolvimento de Belmonte. “A presença de todos aqui mostra o amor que cada morador tem por essa terra e isso me incentiva em continuar lutando pelo principal objetivo que é realizar uma ótima gestão e guiar Belmonte rumo ao desenvolvimento que tanto a nossa comunidade precisa. Tenho enfrentado muitas lutas, mas tenho a convicção de que tudo está sendo feito no intuito de realizar uma administração responsável que cuidará das pessoas e deixará um ótimo legado para o futuro desses jovens que se encontram aqui hoje.” – Finalizou Janival Borges.