Enquanto o tempo passa o retrato do descaso do Governo do Estado com a população de Belmonte so cresce igualmente às crateras que aumentam a cada dia na BA-001. O trecho que liga o município à cidade de Santa Cruz Cabrália está quase intransitável e vem provocando varios acidentes colocando em risco a vida das pessoas que usam a via diariamente. A situação também está sendo aproveitada por bandidos que estão se valendo da baixa velocidade dos veículos para interceptarem e roubarem os motoristas. A população tem lutado e apelado aos líderes políticos que intercedam junto ao Governador Rui Costa e sua equipe na busca por uma solução sobre o caso. Vários pedidos já foram feitos, mas a equipe do mandatário baiano só tem estipulado diversos prazos que nunca são cumpridos.
O movimento popular formado por belmontenses que luta pela recuperação da BA-001 já buscou apoio da Veracel, conversou com vários políticos dá região e agora tem como alvo principal mandar uma enxurrada de cobranças pelos canais de comunicação disponibilizados pelo Governo. A iniciativa surtiu efeito e a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Infraestrutura mandou uma mensagem estipulando mais um prazo para o começo da recuperação da estrada. Segundo a mensagem, que foi disponibilizada em uma rede social, os trabalhos serão iniciados na primeira semana do mês de abril. A mensagem ainda explica que está na programação da Secretaria a realização de uma obra de recuperação que vai abranger os 48.80KM da rodovia. Essa segunda etapa está prevista para acontecer no segundo semestre desse ano.
O Sr. Luciano Andrade (Luluca), um dos participantes mais ativos do movimento, comentou com nossa reportagem que toda a população está cansada de promessas e prazos não cumpridos. “Nós vamos aguardar até Abril, como estão novamente prometendo. Caso não se cumpra o acordo estamos dispostos a fechar a BA-001 em pontos alternados por vários dias até que se tome uma providência definitiva. Estamos cansados de só ser lembrados na época em que eles querem o nosso voto.” – Finalizou Luluca.