O suplente de deputado Uziel Bueno,hoje filiado ao PTN e primeiro suplente de deputado estadual nas eleições de 2014, na coligação da qual o deputado estadual Jânio Natal fez parte, está desesperado com a hipótese do deputado Jânio, eleito prefeito no município de Belmonte, não assumir o mandato naquela cidade. Caso Jânio renuncie ao direito de assumir a Prefeitura, Uziel Bueno continuará sem mandato. Esta é a considerada a principal causa dos ataques desferidos contra o Deputado.
Como forma de tentar forçar o Deputado Jânio Natal a assumir o mandato de prefeito, o suplente Uziel Bueno, que foi, recentemente(2016), derrotado nas urnas de Salvador, como candidato a vereador, está espalhando faixas com textos agressivos contra Jânio, na porta da Assembleia Legislativa e nas ruas da cidade de Belmonte. Não satisfeito, está plantando notas nos blogs da região sul da Bahia, com ataques a Jânio e ao presidente estadual do PTN, Deputado Federal João Bacelar, na tentativa de que Jânio tome posse na prefeitura de Belmonte e, consequentemente, ele(Uziel), como suplente, assuma o lugar de Jânio na Assembleia Legislativa.
Consultado sobre a questão, o Deputado Estadual Jânio Natal declarou que, ao longo dos seus anos de política, nunca se deixou influenciar por qualquer tipo de pressão, calúnia ou ameaça. Declarou ainda achar a forma usada por Uziel muito infantil, primária e desonesta, provando um verdadeiro despreparo pessoal, profissional e emocional. “Tomarei oportunamente a decisão de assumir ou não a Prefeitura pensando sempre no melhor para Belmonte e observando os critérios da Lei contidos no Art. 54 da nossa Constituição Federal.” – Finalizou o Deputado Estadual Jânio Natal.