A equipe econômica da Prefeita Alice Britto tem motivos para comemorar esse final de ano. Estamos falando dos resultados divulgados pelo relatório do Tribunal de Contas dos Municípios onde a Prefeitura Municipal de Belmonte foi a única da Costa do Descobrimento com as contas aprovadas pelo órgão em 2016. Os resultados também revelam que a atual gestora é uma das que teve melhores resultados financeiros junto ao TCM na história da cidade, perdendo apenas para a gestão de Jânio Natal em 1991 onde, naquela época, o gestor conseguiu três aprovações de contas pelo órgão sem ressalvas, como é mostrado no quadro de prestação de contas disponibilizado na página do Tribunal.
Os problemas mais detectados nas contas das Prefeituras da Costa do Descobrimento (Eunápolis, Itabela, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Bemonte) foram nas áreas de processos licitatórios e despesas com folha de pagamento de funcionários. O que chama mais a atenção até o momento é o caso da Prefeitura de Porto Seguro onde o TCM encontrou indícios de improbidade administrativa em 47 licitações que somadas superam 45 Milhões.
Belmonte foi a cidade da região que conseguiu os melhores resultados nas análises onde o parecer do TCM apontou como maior irregularidade o limite de gastos com folha de pagamento. A aprovação das contas, segundo o relatório, se deu porque os conselheiros reconheceram os esforços da gestora em sanar as irregularidades apontadas no limite de pessoal que foi reduzido de 61,70% de 2014 para 57,54% em 2015, a Lei de Responsabilidade Fiscal exige 54% da Receita Corrente Líquida. O que chamou a atenção também dos conselheiros foi o fato de que a Prefeitura de Belmonte foi a única que conseguiu melhorar os resultados de forma significativa desde o relatório das contas de 2014.
A Prefeita Alice Britto agora luta na justiça para reverter a última decisão de condenação do tribunal. Segundo a defesa, a Prefeitura de Belmonte não tinha como cumprir os parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal no ano de 2014 sem sacrificar os serviços essenciais à comunidade belmontense.
A Secretaria Municipal de Finanças informou que os resultados foram frutos de um intenso trabalho da equipe econômica onde se procurou reduzir os gastos e se adequar aos tempos difíceis que todos os municípios estão passando. O setor também informou que todos as áreas da administração municipal tiveram que se adequar ao processo de redução de despesas.
A Prefeitura informou que a atual gestão agora trabalha arduamente para conseguir fechar as contas até o final do exercício financeiro desse ano e as estimativas da equipe econômica é que se consiga a aprovação do TCM das contas relativas ao ano de 2016.