A ONG PAT ECOSMAR emitiu um alerta nessa sexta-feira (25/11) ao encontrar inexplicavelmente milhares de peixes mortos nas praias da Área de Proteção Ambiental de Santo Antonio, no município de Belmonte. A entidade informou que o motivo da mortandade ainda é desconhecido. A ONG ainda informou que na mesma região, em menos de dois meses, foram registrados os encontros de 35 carcaças de tartarugas marinhas, algumas vezes acompanhadas de encalhes de peixes mortos.
Durante o monitoramento diário feito pela equipe da ONG PAT Ecosmar, milhares de peixes (veja foforam encontrados mortos hoje nas praias da Área de Proteção Ambiental de Santo Antônio, no município de Belmonte, BA. A causa da morte é desconhecida. Entre as tartarugas marinhas mortas foram encontradas várias fêmeas em idade reprodutiva e isso, segundo a PAT ECOSMAr, representa um grave dano para a população de quelônios marinhos do Extremo Sul da Bahia.
Na segunda feira passada foi também encontrada a carcaça de um boto que apresentava marcas de cortes lineares. Paolo Botticelli, coordenador da Ong Pat Ecosmar, informou que irá notificar o Instituto de Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que é o responsável por colher o material e fazer a análise, para saber a causa das mortes.