O tempo vai passando e o futuro prefeito de Belmonte, o atual deputado Jânio Natal, vai solapando os planos da oposição de conseguirem levar a Presidência da Câmara de Vereadores em 2017. As conversas dos bastidores políticos constam que Jânio vem fazendo reuniões com alguns vereadores e já garantiu a maioria na Câmara derrubando as chances de sucesso de uma possível candidatura do futuro vereador Alfredo Aberceb pela oposição.
Vendo as movimentações políticas do Deputado Jânio Natal percebemos que o mesmo usou uma estratégia inteligente para acabar com as pretensões do grupo político liderado pelo seu adversário político Iêdo Elias, derrotado nas últimas eleições em outubro desse ano. Jânio, alguns dias após a vitória, começou a entrar em contato com os vereadores eleitos. Os primeiros que foram chamados para a conversa foram os 04 vereadores que fizeram parte da coligação que apoiou a reeleição da atual prefeita Alice Britto. Armando da Usina, Keké, Dudu e Idinho não tinham o viés de oposição ao futuro prefeito, já que, os grupos políticos de Alice e Jânio Natal não chegaram a se enfrentar diretamente e em alguns casos até concordavam que tinham um inimigo comum. Por causa desse fato a conversa foi bem produtiva entre esses vereadores e o prefeito eleito.
Logo após Jânio começou a tentar um diálogo com os vereadores eleitos pelo grupo político do ex-prefeito Iêdo Elias. Não sabemos o teor da conversa, mas podemos supor que pelo menos os vereadores Daco do Hospital e Jorge Passos apoiarão o futuro governo, já que, os mesmos, segundo informações, tem dialogado com Jânio Natal e aparecido em fotos na sua residência em Porto Seguro e em eventos realizados pelo mesmo. Além desses 05 vereadores Jânio ainda tem ao seu lado os vereadores Rogério Bahia, Nalva e Calango. No total serão possivelmente 09 votos. Contra os votos dos vereadores Thiara e Alfredo Aberceb.
Pessoas ligadas ao futuro prefeito Jânio Natal comentaram que o objetivo do mesmo é formar um governo de união, já que, ele precisa de apoio para implementar as medidas necessárias para combater o marasmo econômico que Belmonte enfrenta. Também avaliamos que há um temor da oposição de que Jânio e Janival consigam fazer uma administração de sucesso e, com isso, jogar o nome de Iêdo Elias, o seu principal líder político, no esquecimento. “Não sabemos como o ex-prefeito fará para manter a manutenção do seu nome. Hoje ele tem que lutar para seu nome continuar em evidência no mundo político, já que, a gestão do mesmo não trouxe nenhum desenvolvimento para a cidade e se apoiou apenas com a falácia de pagamento em dia.” – Comentou um dos correligionários de Jânio Natal abordado por nossa reportagem.
O mundo político ainda continua em ebulição e todos agora esperam a divulgação do nome do candidato à Presidência do Legislativo Municipal apoiado por Jânio. Outra notícia também muito esperada são os nomes dos futuros Secretários Municipais e a concretização ou não dos boatos de que Jânio Natal irá renunciar ao mandato em favor do seu irmão Janival Andrade, fato que os dois não confirmam, mas tem gerado muitos burburinhos nos bastidores.