Santa Cruz Cabrália corre o risco de ter apenas um candidato a prefeito nessas eleições. Estamos falando da decisão tomada pelo juiz Fernando Paropat, da 189ª Zona Eleitoral, que impugnou a chapa majoritária da coligação ‘Unidos por uma Nova História’ que tem como candidato a prefeito Alexandre Carvalho e Hélio de Paula como vice.
O motivo da impugnação foi a rejeição das contas de 2007 pelo Tribunal de Contas dos Municípios do candidato a vice Hélio de Paula quando o mesmo presidia a Câmara de Vereadores de Porto Seguro. A coligação informou que irá recorrer da decisão na justiça.
Enquanto isso Agnelo Júnior, candidato a prefeito da Coligação ‘Unidos por Cabrália’, segue como candidato único cumprindo a sua agenda política. O TSE diz que em cidades com mais de 200 Mil eleitores, se os votos brancos e nulos superarem 50%, tem que se convocar uma nova eleição com novos candidatos. No caso de Cabrália, que tem o número de eleitores infinitamente menor, apenas o que vale são os votos válidos. Isso significa que, se Agnelo Júnior continuar como candidato único, pode se eleger com apenas um voto nessas eleições que pode até ser o dele próprio.