data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 8 anos | Imprimir Imprimir
Folha de São Paulo aponta Prefeitura de Belmonte como a mais eficiente da Costa do Descobrimento.

prefeitura_de_belmonteatual

O Jornal Folha de São Paulo divulgou nessa semana o Ranking de Eficiência dos Municípios (REN-F) que disponibiliza um verdadeiro Raio-x dos gastos das prefeituras de todo o Brasil nas áreas de saneamento, saúde e educação, ou seja, requisitos mínimos que os gestores têm que atender para dizer que cumpre com suas obrigações.

Os dados divulgados pela Folha foram obtidos através de pesquisas realizadas pelo IBGE em 2014. A Folha ainda usou dados do Datasus para conseguir informações dos municípios que não constavam na base de dados do Instituto citado. A Folha ainda informou que alguns municípios não foram relacionados na pesquisa porque as prefeituras não tinham dados completos ou apresentavam inconsistência nas informações levantadas.

belmonte_melhor_01

O estudo mostra a classificação das cidades mais eficientes nas três áreas citadas e desenha um gráfico do uso dos recursos públicos para atender às necessidades dos cidadãos. Quanto mais próximo de 1 melhor é a eficiência do uso dos recursos. Quanto mais próximo de 0 pior é a eficiência. Clique na imagem abaixo e assista o vídeo abaixo para melhores informações:

entenda0ren

A grande surpresa é que Belmonte foi a melhor colocada entre as cidades da Costa do Descobrimento. O município ficou na posição 1.108º no ranking nacional à frente de Santa Cruz Cabrália (2.282º), Eunápolis (3.074º), Porto Seguro (2.102°). O município ficou em uma melhor opção até do que a cidade de Salvador (2.107º) que figura na imprensa estadual como uma das melhores gestões do Brasil. De todas as cidades citadas Belmonte foi a com melhor eficiência no uso dos recursos. Eunápolis ficou na pior situação classificada no quesito POUCA EFICIÊNCIA.

classificacao

Uma análise dos dados mostra que Belmonte está em um bom caminho no quesito de gestão pública e que só veio melhorando com o passar dos anos, mas ainda se tem muito trabalho a fazer para uma melhor condição da população. A próxima gestão tem à sua frente um grande desafio que é criar planos para atrair empregos para a cidade e tem que ter uma boa articulação com as esferas federais e estaduais para que Belmonte continue recebendo investimentos em obras de infraestrutura como: O recapeamento da BA-001 e a tão sonhada estrada Belmonte X Canavieiras.

A parte boa é que os três líderes políticos que disputam atualmente o voto dos belmontenses já administraram a cidade, com isso, o eleitor tem como avaliar os resultados de cada gestão e decidir o que trouxe mais benefícios para a cidade.

Clique na imagem abaixo e confira o Ranking de Eficiência dos Municípios (REN-F):

rankingfolha