O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) noticiou nesta segunda-feira (04/04) que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) recebeu as denúncias do mesmo contra os gestores municipais de Belmonte, Governador Mangabeira, Tanquinho e Valente. Os gestores citados, segundo o órgão, foram denunciados em ações penais formuladas pelo Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP) e que as denúncias foram analisadas pelas Primeira e Segunda Câmaras Criminais do TJ-BA em sessões realizadas nos últimos 15 e 31 de março.
Os gestores de Valente, Ismael Ferreira de Oliveira, e de Belmonte, Alice Maria Magnavita Elias de Brito, foram denunciados por contratações de atrações musicais feitas por atravessadores ocasionais em festejos promovidos pelos Municípios, e também por contratação irregular de serviços contábeis. As irregularidades ocorreram nos exercícios de 2013 (Belmonte) e 2014 (Valente). O prefeito de Tanquinho, Jorge Flamarion Ramos de Souza, responderá por contratação irregular de servidores públicos entre os anos de 2009 e 2014. Já a prefeita de Governador Mangabeira, Domingas Souza da Paixão, vai responder por ausência de prestação de contas de convênio firmado com ente estadual no exercício de 2013.
Nossa equipe entrou em contato com a Prefeita de Belmonte, Alice Britto, para tratar do fato. A mesma informou que está tranquila e que confia no julgamento do poder judiciário. Alice ainda comentou que espera o momento que a justiça vai lhe dar para se defender e esclarecer os fatos denunciados.