Representante do Extremo Sul baiano na Assembleia Legislativa, o Deputado Jânio Natal encaminhou ao Governador e ao Secretário da Saúde Pública da Bahia, Indicação sugerindo a implantação de unidade de hemodiálise na cidade de Porto Seguro, para atender à população local, aos turistas e a toda a Costa do Descobrimento.
Através da hemodiálise, pessoas com as funções renais prejudicadas têm a oportunidade de manter uma vida próxima do normal, podendo praticar atividades físicas, trabalhar, viajar, etc. Porém, mesmo com os benefícios da hemodiálise, o paciente pode apresentar complicações como hipertensão arterial, anemia severa, descalcificação, desnutrição e hepatite, que podem ser tratadas e controladas a cada sessão de hemodiálise.
O Deputado observa que é um procedimento altamente especializado, com sessões que duram de 3 a 5 horas e necessitam ser repetidas 2, 3, 4 vezes por semana ou até mesmo diariamente. Imagine-se, portanto, o desconforto dos portadores de doenças renais crônicas, quando forçados a deslocar-se para outras cidades, a fim de realizar as sessões de que necessitam, longe da sua casa e da sua família.
Esta situação vem ocorrendo em Porto Seguro, onde existem dezenas de pacientes que são forçados a viajar para Eunápolis, sujeitando-se a todos os riscos e desconfortos da estrada, às vezes todos os dias, o que pode ser evitado com a implantação da unidade ora sugerida, que virá servir também a todos os municípios circunvizinhos, além dos mais de 1.000.000 de turistas que anualmente visitam a cidade; algumas pessoas, inclusive deixam de conhecer a cidade, por falta deste equipamento.
“É por estas razões que INDICO ao Exmo. Senhor Governador Rui Costa e ao Senhor Secretário da Saúde Pública do Estado da Bahia, Dr. Fábio Vilas-Boas a implantação da unidade acima mencionada, que representará um grande benefício para os muitos pacientes renais crônicos de toda a Costa do Descobrimento!”, conclui Jânio Natal.