A Prefeitura de Belmonte, depois da queda e represamento dos recursos do Governo Federal, está enfrentando outro grande problema: Furtos nas construções inacabadas dos novos colégios e Postos de Saúde.
Vândalos estão literalmente saqueando as obras e roubando os materiais. Na última quarta-feira (27/01) a Policia Militar precisou ser chamada porque tinham homens roubando as vigas da laje do colégio que está sendo construido próximo à Arena Lilitão. O fato também está acontecendo no Posto de Saúde que está sendo construido no Bom Jardim e no colégio que está sendo construido no Campo do Arrozinho.
A Prefeitura Municipal de Belmonte informou que com o represamento das verbas do Governo Federal as obras foram paralisadas e abandonadas pelas empreiteiras que não tiveram como pagar funcionários para tomarem conta das construções. O município também alegou que não tem recursos para tocar a obra sozinho e que luta junto ao Governo Federal para se obter uma solução.
A Prefeitura ainda informou que as obras estão previstas para começar no final de fevereiro, já que, os recursos estão começando a ser liberados e novas licitações deverão acontecer para se escolher as empresas que irão assumir o serviço abandonado pelas empresas anteriores.
Nossa equipe também aproveitou e foi visitar mais um centro público que está sofrendo com as depredações dos vândalos. Estamos falando da Quadra de Esportes localizada ao lado do Colégio Edgard Santos. O equipamento foi inaugurado em janeiro do ano passado e já está todo pinchado. Os esportistas estão reclamando que pivetes tomaram conta da quadra e ficam molestando e apagando os refletores para expulsar as pessoas que usam o equipamento para práticas esportivas. Ainda na quarta feira (27/01) a Policia Militar precisou ser chamada para que os mesmos deixassem um grupo de mulheres usarem a quadra para jogar futebol. Pessoas ouvidas por nossa reportagem e que não quiseram se identificar, falaram com nossa equipe que a maioria dos vândalos são menores de 11 a 16 anos, que chegam a ameaças as pessoas que se aproximam e ainda desrespeitam os vizinhos.
A Prefeitura informou que o fato será passado para as forças policiais e que estudará, juntamente com as mesmas, uma forma de coibir as práticas de vandalismo.