data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Vice-prefeita de Belmonte tenta na justiça anular decreto que reduz seu salário em 20% por causa da crise.

guerra_viceprefeita

O caldo entornou mais uma vez na relação entre a Prefeita Alice Britto e sua vice Carla Xavier e agora as duas se encontrarão na justiça para travar mais um embate. Estamos falando do pedido de mandado de segurança repressivo com pedido de liminar que está sendo movido por Carla Xavier contra o decreto 467-A/2015, de 26 de outubro de 2015 que reduziu os subsídios da Prefeita, Vice-prefeita e Secretários Municipais em 20% no período de 180 dias. A medida foi tomada por causa da crise que afetou as verbas da Prefeitura de Belmonte e dificultou a vida financeira do município.

Com a medida o salário da vice-prefeita que era de R$ 6.500,00 (Seis Mil e Quinhentos Reais), após o decreto caiu para R$ 5.200,00 (Cinco Mil e Duzentos Reais). O principal argumento da petição de Carla é que a Prefeita Alice Britto não poderia unilateralmente, por meio de decreto, reduzir os seus subsídios, já que, segundo ela, a lei fala que cabe à Câmara de Vereadores votar em lei os subsídios do Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores para o ano subsequente, portanto, segundo a petição, a Prefeita Alice Britto não poderia expedir um decreto dessa natureza no mês de outubro com eficácia imediata. Carla ainda comenta em sua ação que tal fato pegou todos de surpresa e afetou os orçamentos dos entes públicos afetados.

Pessoas ligadas à Prefeita Alice Britto discordam da acusação de Carla Xavier que fala que pegou todos de surpresa. Segundo essas pessoas, que não quiseram se identificar, a iniciativa partiu dos próprios secretários municipais e todos se reuniram e manifestaram apoio à medida. Essas pessoas ainda comentaram com nossa reportagem que se tentou na época entrar em contato com a vice-prefeita várias vezes e que não se obteve sucesso. O grupo político da Prefeita Alice Britto atacou a medida da vice-prefeita e os comentários constam que Carla Xavier está tentando desestabilizar a gestora e aparecer políticamente.

Algumas pessoas foram pegas de surpresa pela iniciativa da Vice-prefeita, já que, a mesma parecia concordar com a medida visando o bem de Belmonte e que os comentários atribuídos a ela feito nas redes sociais, dava-se a entender que a mesma estava conformada com o fato.

Abordada pelo assunto a Prefeita Alice Britto preferiu não comentar a ação, se limitou a dizer que não há ilegalidade no decreto e que tudo será provado juridicamente.