A equipe financeira da Prefeitura Municipal de Belmonte nesta sexta-feira (18/12) festejou mais uma vitória conseguida com muito trabalho em meio à grande crise que assola os municípios. Estamos falando da quitação de todos os salários referentes ao mês de novembro dos servidores públicos municipais. A Secretaria de Finanças do município agora à tarde informou que todos os salários citados já foram depositados em conta. A Prefeitura ainda deu a notícia de que a segunda parcela do 13º salário do pessoal de apoio à educação será depositado na próxima segunda-feira (21/12) e até o dia 30/12 os funcionários de todas as Secretarias estarão recebendo o benefício citado.
Essa é considerada uma grande vitória para Belmonte, já que, existem municípios na região que não estão tendo como pagar os seus funcionários e reduziram serviços essenciais como aconteceu com a cidade de Porto Seguro onde vários Postos de Saúde foram fechados por falta de verbas para custear toda a estrutura e pagar os funcionários. Belmonte, mesmo com todas as dificuldades e com os crescentes cortes de repasses, ainda continua com os serviços públicos funcionando sem prejuízos no atendimento da população. A Secretaria Municipal de Finanças ainda informou que outro fato também que dificultava era a situação dos pagamentos do 13º Salário dos servidores, já que, não existem repasses de verbas para o pagamento do benefício e essa conta fica nas costas do município que está com um volume menor de recursos devido à crise. ” O 13º Salário dos funcionários representa hoje uma quantia extra em torno de R$ 1.100.000,00 (Um milhão e cem mil reais) e que temos que correr atrás, mesmo nessa crise, porque é um direito do trabalhador. O Brasil todo está numa crise imensa de recursos e isso afeta os municípios pequeno como Belmonte que vivem praticamente de repasses federais e estaduais.” – Comentou Ivani Moreira Santana, Secretária Municipal de Finanças.
Com os pagamentos efetuados a Prefeita Alice Britto está conseguindo cumprir a promessa feita aos funcionários de que estaria aos poucos normalizando todos os pagamentos. Em conversa com nossa equipe a mandatária belmontense nos falou que tem feito vários ajustes nas contas do município para conseguir trabalhar devido à grande redução de verbas que Belmonte vem sofrendo. Alice comentou que está reduzindo contratos, diminuindo as despesas com folha de pagamento e otimizando todos os trabalhos para que sejam feitos com toda a eficiência e com o menor custo possível. ” O remédio é amargo porque estou tendo que demitir pais de família e isso me corta o coração. Mas o trabalho tem que ser feito e eu tenho que trabalhar dentro das possibilidades que o nosso município nos oferece hoje. Algumas pessoas me julgam, mas eu só tentei ajudar a todos enquanto deu. Agora é levantar a cabeça e esquecer as dificuldades. Estamos nos preparando para que, no ano que vem, esses problemas não mais aconteçam e os nossos funcionários tenham os seus proventos pagos sem os atrasos que aconteceram esse ano.” – Comentou a gestora.
A situação também pôs em xeque as previsões de pessoas contrárias à atual gestão. Essas pessoas comentavam pelas ruas que a gestora belmontense não conseguiria fechar as suas contas e que o 13º Salário dos servidores não seriam pagos e isso deixava toda a população em pânico. “Esse foi um desafio assumido por min e, graças a Deus, consegui cumprir a minha promessa. Tenho sofrido muitos ataques por parte da oposição, mas, aos poucos, a verdade está aparecendo e o povo está descobrindo o jogo político que está por trás desses ataques à minha imagem.” – Comentou a Prefeita Alice Brittto.