Foi realizada entre os dias 14 e 18/12 em Belmonte a capacitação para os novos Conselheiros Tutelares, de Direitos e Atores da Rede de Atendimento a Criança e Adolescente. O curso aconteceu no espaço SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo), antigo Pró-jovem. A capacitação foi uma realização do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes), Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio da Prefeitura Municipal de Belmonte. O curso teve duração de 40 horas e foi ministrado pelos profissionais da área da infância e juventude da ACTEBA (Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia).
A abertura do evento contou com a presença do Sr. Albervan, Secretário Municipal de Ação Social, que comentou a importância do curso na preparação dos novos Conselheiros Tutelares, pois, segundo ele, com esses conhecimentos, esses profissionais terão um maior desempenho de suas funções junto à comunidade.
Com a renovação dos quadros de conselheiros tutelares do Município de Belmonte (Sede e Barrolândia), houve a preocupação de realizar a formação inicial dos mesmos antes da posse, com o intuito de favorecer a qualificação deste mecanismo fundamental ao funcionamento adequado do Sistema de Garantia de Direitos, fazendo frente aos desafios enfrentados por estes no cumprimento da função de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes.
“O objetivo da capacitação é que esses atores desenvolvam competências múltiplas, necessárias não só à formação de um perfil profissional que qualifique sua intervenção no cumprimento das atribuições, como também na relação com a rede de proteção, enquanto mecanismos de implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente e de consolidação do Sistema de Garantia de Direitos. ” – Comentou a presidente do CMDCA, a Sr. ª Alba, a qual ressaltou que o CMDCA e a Secretaria de Assistência Social continuarão não medindo esforços no intuito de promover formação continuada para os Conselheiros Tutelares e de Direitos.
A capacitação foi a terceira etapa do processo para a gestão de 2016/2019. Assim como a eleição, a posse também será em data unificada, em todo Brasil, no dia 10 de janeiro de 2016.
Os profissionais, responsáveis pelo curso elogiaram a Gestão Municipal e o CMDCA pela iniciativa de realizar essa capacitação, pois, há menos de um mês da posse, foram poucos os municípios baianos que realizaram essa etapa.