data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Secretaria Municipal de Saúde começa campanha contra ao Tabagismo em Belmonte

Começou nessa quinta-feira (19/11) mais uma campanha realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Estamos falando da Campanha de Combate ao Tabagismo que está sendo realizado pelas equipes do Posto de Saúde do Bom Jardim (USFVII).

tabagismo00001

Primeira Palestra de Combate ao Tabagismo realizada no Posto do Bom Jardim (PSFVII).

Nossa equipe acompanhou os trabalhos e fomos bem recebidos pela enfermeira Margareth que nos mostrou como funciona o programa. Margareth nos informou que os trabalhos consistem em quatro sessões por mês que começaram nesta quinta-feira (19/11). Ela comentou que todas as pessoas que estão participando do Programa de Combate ao Tabagismo passaram por uma triagem para ver quem iria participar, avaliar a quantidade de cigarros que fuma e a duração do tratamento. “O tratamento está diretamente relacionado à quantidade de cigarros que a pessoa fuma por dia. Nós estamos disponibilizando para essas pessoas a goma de mascar e os adesivos de nicotina que serão distribuídos pela Farmacinha através do farmacêutico Reginaldo, que é o responsável pela vinda e liberação destes medicamentos, bem como, é a pessoa que está implantando esse programa no município.” – Comentou Margareth, que está responsável pelas organizações das sessões.

Margareth ainda nos explicou que a unidade contemplada pelo programa foi o Posto do Bom Jardim (USFVIII) e que a unidade está servindo como posto-piloto para o programa. As pessoas que estão participando serão acompanhadas por 01 ano e o tratamento pode ir de 08 meses a 01 ano dependendo da quantidade de cigarros que a pessoa fuma. “Nas sessões estão sendo disponibilizadas cartilhas sobre o tema e estamos contando com a presença da Psicóloga Lais do CRAS que nesta primeira sessão abordou o tema de abstinência e ansiedade. Esses fatores dificultam muito o tratamento dessas pessoas. As prescrições dos medicamentos estão a cargo de Dr. Davi, que está sendo auxiliado pela enfermeira Nicole. ” – Comentou Margareth.

Margareth ainda nos informou que a equipe vem procurando de todas as formas possíveis incentivar essas pessoas a largarem o vício e ela acredita que, com os trabalhos que estão sendo realizados e a animação da equipe, os resultados alcançados serão bastante satisfatórios.