O sonho da água tratada em Santa Maria Eterna está a cada dia mais perto de se tornar realidade e foi com esse intuito que uma equipe da CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia) esteve no povoado nesta segunda-feira (09/11).
Vieram ao povoado o Sr. Ramires, engenheiro da CERB, acompanhado por uma equipe da PAVIMAK formada pelo Sr. Edson, engenheiro de obras da empresa, Eduardo, encarregado pela obra e o Sr. Denis Santos, proprietário da empresa. O objetivo da visita foi providenciar a estrutura logística para começar os trabalhos.
Durante a visita a equipe avaliou as casas que iriam ser alugadas para a moradia dos operários, conversou com a comunidade, avaliou a área e ainda veio à Prefeitura Municipal de Belmonte para providenciar as documentações exigidas para começar a obra.
O valor do investimento é em torno de R$ 350.000,00 e levará água tratada para toda aquela comunidade. Segundo o Sr. Ramires, a empresa mudará totalmente o sistema de abastecimento atual que não consegue suprir a demanda de Santa Maria e ainda não consegue entregar uma água de qualidade. Durante os trabalhos de instalação do novo sistema, a PAVIMAK trocará todo o encanamento das ruas e providenciará um sistema de tratamento de água simplificado. Tudo devidamente dimensionado para que todas as casas sejam atendidas. Segundo a empresa PAVIMAK, as obras devem começar ainda neste mês de novembro e levará de 04 a 06 meses para ser entregue à comunidade.
A equipe ainda visitou as obras que estão sendo feitas no povoado. Os mesmos passaram por uma nova praça que está acabando de ser concluída e deve ser inaugurada ainda esse mês e passaram pelo novo Ginásio de Esportes que está em fase de acabamento.
A equipe da Prefeitura que estava auxiliando e acompanhando a visita ainda informou que o problema do sinal de celular de Santa Maria Eterna até o final do mês estaria resolvido. As informações prestadas constam que a empresa responsável pela instalação da torre e dos aparelhos foi acionada na justiça pela Prefeitura de Belmonte e, graças a uma decisão judicial, a mesma já levou os equipamentos para a manutenção.