O projeto de lei para reduzir de 40 para 30 horas semanais a jornada de trabalho dos enfermeiros de Belmonte ficará somente para a semana que vem. O documento, em trâmite na Câmara está com expectativa de ser votado na próxima sessão da casa.
De acordo com a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a categoria aguarda há vários anos a regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas. Atualmente, a carga de trabalho dos profissionais de enfermagem prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-Lei 5.452/43) é de 44 horas semanais. No setor público, eles cumprem 40 horas.
Os enfermeiros alegam que são os únicos profissionais da saúde a prestar assistência integral, visando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde aos pacientes 24 horas por dia, convivendo com situações extremas de sofrimento e exposição a ambientes insalubres.
Ainda segundo a entidade, por causa dos baixos salários, grande parte dos profissionais, a maioria mulheres, enfrentam dupla ou tripla jornada de trabalho, com risco inclusive para os pacientes que acabam sendo expostos a graves riscos e danos por vezes irreparáveis em razão do desgaste físico, psicológico e emocional a que os enfermeiros se encontram submetidos.
Os enfermeiros são verdadeiros guerreiros e guerreiras que , as vezes tem que enfrentar estradas para o interior, atender nos PSFs e Hospital e ainda cumprir seu papel de pais e mães de família. Apoiamos os profissionais e esperamos que os vereadores aprovem essa redução merecida.
Informações: Portal do Guaiamum